Cotidiano
Após anos de obras, atrasos e testes, trecho entre Conselheiro Nébias e Valongo começa a operar com tarifa grátis até 15 de dezembro
Segunda fase do VLT da Baixada Santista liga a Avenida Conselheiro Nébias ao Terminal Valongo, em Santos / Governo de SP/Divulgação
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Cinco anos e dois meses depois do início das obras — marcadas por interrupções, atrasos e mudanças de gestão — o novo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Santos entra em operação nesta segunda-feira (1º).
A previsão de abertura já tinha sido noticiada pelo Diário do Litoral: Linha do VLT entre Conselheiro Nébias e o Centro Histórico ganha previsão de funcionamento.
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A expansão liga as estações Conselheiro Nébias e Valongo, no Centro Histórico, e funcionará inicialmente das 9h às 15h, em caráter reduzido. Até 15 de dezembro, o embarque será gratuito, mas apenas nesse trecho.
Segundo a superintendente de Transportes Coletivos e Hidroviários da Artesp, Jamille Consulin, a previsão é que o funcionamento pleno, das 5h30 às 23h30, seja alcançado em até seis meses.
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A expectativa é de que 10 mil passageiros utilizem o novo trecho diariamente neste início de operação, podendo chegar a 35 mil quando o serviço estiver integrado a toda a rede.
Mesmo após mais de um ano de testes — iniciados em setembro de 2024 —, a instalação das portas das plataformas ainda não foi concluída.
Os equipamentos já foram encomendados e devem ser instalados até o início do segundo semestre de 2026, etapa considerada essencial para garantir segurança e melhorar o fluxo de embarque e desembarque.
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Veja também: Expansão do VLT pode chegar a tradicional cidade do litoral de SP
O Diário do Litoral acompanhou cada passo de obra importante para a mobilidade regional. Assim sabemos que o avanço das obras do VLT no Centro foi constantemente afetado por impasses técnicos, revisões de projeto e conflitos entre prefeitura, governo estadual e empresas contratadas.
Em 2020, os trabalhos chegaram a ficar paralisados por divergências contratuais, enquanto comerciantes do entorno reclamavam de prejuízos e queda no movimento devido às interdições prolongadas.
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Nos anos seguintes, novas frentes de obra foram abertas sem que etapas anteriores tivessem sido finalizadas, o que intensificou o impacto no trânsito, no transporte coletivo e na circulação no entorno do Valongo.
Em 2023, houve lentidão no reassentamento de interferências subterrâneas — um dos pontos que mais atrasaram a retomada da construção.
Já em 2024, o cronograma voltou a ser revisto após problemas estruturais em vias do Centro, exigindo reforços antes da implantação definitiva dos trilhos.
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Agora, com o novo trecho finalmente aberto ao público, a promessa é de que a operação avance de forma estável, abrindo caminho para a conclusão das plataformas e a integração total da linha.
Para passageiros, comerciantes e moradores do Centro, a expectativa é de que o VLT cumpra, enfim, o papel de reorganizar a mobilidade urbana da região depois de um longo histórico de obras e incertezas.