X

Cotidiano

Caso de malária é notificado em Bertioga

A pessoa infectada é funcionária de uma empreiteira que presta serviço para Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra a Usina Hidrelétrica de Itatinga

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/01/2014 às 17:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um caso de infecção por malária foi notificado em Bertioga no início deste mês. A pessoa infectada é funcionária de uma empreiteira que presta serviço para Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra a Usina Hidrelétrica de Itatinga, há 25 quilômetros de distância do centro da Cidade.

A Prefeitura de Bertioga esclarece que o caso já foi comunicado à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), e que está adotando medidas de profilaxia, com a instalação de armadilhas para identificar possíveis fêmeas infectadas do mosquito anopheles, transmissor da doença.

A pessoa infectada trabalha na Usina Hidrelétrica de Itatinga (Foto: Marcos Pertinhes/Sindaport)

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que se trata de um caso isolado, uma vez que o acesso à área onde ocorreu a infecção é restrito a funcionários da Codesp e fica distante do centro da Cidade. Atualmente, o número de pessoas que circulam pelo local está entre 120 a 300 pessoas. São funcionários da Codesp e seus familiares e funcionários de empresas terceirizadas.

 O mosquito anopheles vive somente em área de Mata Atlântica, não ocorrendo em área urbana. Desta forma, a Secretaria reforça que não há motivo para alarme sobre possível epidemia. A Vigilância Epidemiológica de Bertioga está acompanhando o trabalho da Sucen e, caso haja nova notificação sobre infecção, a Superintendência adotará outras medidas de profilaxia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter