X

Cotidiano

Casamento Comunitário celebra união de 70 casais em Cubatão

Evento foi realizado na tarde deste sábado (31) no CEU Marta Josete Ramos Impaléa. Noivos puderam concretizar matrimonio sem custos

Publicado em 02/06/2014 às 12:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O momento mais esperado da vida de um casal é a oficialização de sua união por meio do casamento. Mas os altos custos deste tipo de cerimônia muitas vezes impedem a concretização desse desejo. Para que os casais cubatenses possam ter a oportunidade de realizar esse anseio, desde 2009 a Prefeitura promove o Casamento Comunitário. A edição 2014 do evento ocorreu na tarde deste sábado (31), no ginásio do Centro de Educação Unificada (CEU), onde 70 matrimônios foram oficializados.

Desde o início da manhã, a expectativa era enorme por parte dos casais. Para garantir que todos estivessem impecáveis para o grande momento, a Administração, em parceria com o Instituto Embeleze, ofereceu aos noivos cuidados de cabeleireiros, maquiadores e manicures, na Fábrica da Comunidade.

No final da tarde, centenas de familiares e padrinhos estiveram presentes no CEU para a realização dos enlaces matrimoniais. Representantes das igrejas católica e evangélica abençoaram os noivos, que juntos bradaram o tão esperado "sim", confirmando a intenção com beijos apaixonados. Quatro juízes de paz, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, realizaram os procedimentos legais para a oficialização dos casamentos.

"Somente com as despesas de cartório, cada casal economizou cerca de R$ 300,00. É obrigação do poder público garantir a plena cidadania aos seus munícipes, e o casamento civil é um desses direitos. Por isso, é uma grande alegria podermos viabilizar esse importante momento de tantas pessoas", afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Genivaldo Linhares Brandão', destacando que após a cerimonia, cada casal ainda receberia lembranças como presentes e champanhe, para celebrar a união. Na próxima semana, serão entregues ainda fotos e DVD da celebração, tudo sem nenhum custo aos noivos.

A edição 2014 do evento ocorreu na tarde deste sábado (31), onde 70 matrimônios foram oficializados (Foto: Christiane Castanheira)

"É uma grande alegria poder acompanhar a união de tantas famílias, que nunca tiveram condições de oficializar o matrimonio. Por isso, um evento como esse é de fundamental importância", disse o prefeito de Cubatão, Wagner Moura dos Santos.

O Casamento Comunitário foi oficializado no calendário oficial do Município em 2010, por meio da lei 3.372, sancionada pela prefeita Marcia Rosa. Desde então, cerca de 450 casais puderam realizar o sonho da união matrimonial sem qualquer custo com documentos e cerimonial.

União - Muitos casais que já possuem uma longa história de amor puderam iniciar um novo capítulo de suas vidas neste sábado. É o caso de Manoel Pereira da Silva e Maria do Socorro Dantas, juntos há 30 anos.

Ambos não conseguiam esconder a emoção e felicidade por finalmente poderem oficializar a união. "Ficamos sabendo do casamento comunitário pela televisão e decidimos que era a hora de realizarmos nosso grande sonho", declarou Manoel, que de tão empolgado com a cerimônia acabou esquecendo as alianças de seu enlace com Maria. "Não tem problema, porque só a alegria de poder casar oficialmente com ele não tem preço", celebrou a noiva, para o alívio do esposo.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter