Cotidiano

Cantareira sobe, mas três sistemas hídricos caem em São Paulo

O volume do manancial que abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo conta agora com 19,4% de sua capacidade, ante 19,3% no domingo, 5

Publicado em 06/04/2015 às 12:16

Compartilhe:

Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o nível do Sistema Cantareira subiu 0,1 ponto porcentual nesta segunda-feira, 6. O volume do manancial que abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo conta agora com 19,4% de sua capacidade, ante 19,3% no domingo, 5.

Segundo a Sabesp, foram registrados 9,3 milímetros de chuva na região. Pelo cálculo novo da Sabesp, o Cantareira também subiu 0 1 ponto porcentual, atingindo a marca de 15%. Há algumas semanas a Sabesp passou a divulgar um novo cálculo para a contagem da reserva do Cantareira, após pressão do Ministério Público Estadual. Na prática, tanto a antiga metodologia quanto a nova consideram o mesmo volume de água armazenada: 150,6 bilhões de litros. O que muda é a base de comparação. Na antiga, a divisão é feita entre o volume armazenado e o útil. Na nova, os dois são auferidos.

O nível do Sistema Cantareira subiu 0,1 ponto porcentual nesta segunda-feira, 6 (Foto: Vagner Campos/A2 Fotografia)

Apesar dessa elevação no Cantareira, outros três reservatórios hídricos da Região Metropolitana tiveram queda entre um dia e outro.

No Guarapiranga, houve a maior variação, situação agravada pela falta de chuva. Ali, o volume armazenado baixou de 84,6% para 84 3%. Tampouco choveu nas imediações dos Sistemas Rio Grande e Rio Claro. No primeiro, as represas baixaram de 96,3% de reserva para 96,1%. No outro, de 42,8% para 42,6%.

Por sua vez, os Sistemas Alto Tietê e Alto Cotia mantiveram-se estáveis em 22,3% e 64,8% respectivamente.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

São Paulo entra em estado de atenção por conta das fortes chuvas nesta sexta (11)

Capital possui vários registros de falta de energia

Cotidiano

Litoral de SP entra em alerta laranja com fortes chuvas, trovadas e ventos; saiba mais

Fortes chuvas já estão atingindo as cidades do litoral de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter