Campanha do Agasalho para cães

A iniciativa visa arrecadar roupas, caminhas e cobertores para cães e gatos abrigados nos centros de Controle de Zoonoses de Santos e de Guarujá

Comentar
Compartilhar
20 JUN 201412h51

Em casa, pets são membros da família: recebem, além de atenção, carinho, alimentação, conforto, mimos como caminhas e roupas. Entretanto, para cães e gatos que vivem nas ruas, a realidade costuma ser bastante diferente. Especialmente nesta época do ano, quando os dias e, principalmente, as noites tornam-se mais frios, um agasalho pode diminuir riscos desses animais desenvolverem doenças respiratórias diversas que podem evoluir para pneumonia e levar a óbito, em poucos dias.

Pensando em animais carentes, o Vitale - Centro Médico Veterinário 24 Horas, de Santos, está realizando a 1ª Campanha de Doação de Agasalho Pet. A iniciativa visa arrecadar roupas, caminhas e cobertores para cães e gatos abrigados nos centros de Controle de Zoonoses de Santos e de Guarujá. Dependendo do número de peças recebidas, parte delas será encaminhada para entidades protetoras de animais que atuam em Santos.

Segundo a médica veterinária Dra. Antonella Chiaratti, Diretora Clínica do Vitale, especialmente nesta época do ano, quando os dias e, principalmente, as noites são mais frios, um agasalho pode prevenir perda de temperatura corpórea e assim diminuir riscos desses animais de desenvolverem doenças respiratórias diversas que podem evoluir para pneumonia, podendo evoluir para óbito, em poucos dias.

Quando esses animais são recolhidos pelos centros de zoonoses já chegam em estado de evolução avançada da doença. Sendo assim, o tratamento inicia-se tardiamente e muitas vezes sem os recursos necessários.

Dependendo do número de peças recebidas, parte delas será encaminhada para entidades protetoras de animais que atuam em Santos (Foto: Divulgação)

De acordo com Dra. Antonella, os sintomas mais comuns apresentados por esses animais são: tosse, espirros, febre, desidratação grave, falta de apetite, coriza e dificuldade respiratória, no caso de doenças respiratórias.

"A pneumonia é grave e pode levar a óbito em poucos dias. Outras doenças demonstram piora dos sintomas no inverno, como a tosse dos canis, alergias, asma, até doenças articulares podem causar mais dores nesse período. Toda e qualquer doença precisa de tratamento. A precocidade diagnóstica e terapêutica determina maiores sucessos na cura¨, alerta Dra. Antonella.

Campanha

Com a doação de roupas, cobertores e caminhas, a ideia é que as condições de abrigo de cães e gatos melhorem e, dessa forma, contribuam para prevenir as doenças típicas dessa época do ano.

Quem quiser participar da campanha pode doar também roupas confeccionadas em casa, com meias - basta cortar a extremidade fechada para que ela se transforme em uma peça que irá aquecer cães e gatos de pequeno porte -, peças de moletom e cobertores. O objetivo é fazer com que os animais possam ficar mais quentinhos e passar o inverno sem pegar qualquer tipo de doença. É preciso que as peças estejam limpas, prontas para uso.

As peças podem ser entregues, até o dia o dia 20 de julho, em quatro pontos de Santos: Vitale - Centro Médico Veterinário 24 Horas (Avenida dos Bancários, 6, Ponta da Praia), PoupaPet (Avenida Pedro Lessa, 2.609, Embaré), Dogland (Avenida Afonso Pena, 760, Ponta da Praia) e DrogaVet (Rua Alagoas, 7, Gonzaga).

A 1ª Campanha de Doação de Agasalho Pet é uma iniciativa do Vitale - Centro Médico Veterinário, com apoio da PoupaPet, Dogland e DrogaVet. Informações pelo telefone 3041-3490.

Estrutura

O Vitale - Centro Médico Veterinário 24 Horas conta com um corpo clínico composto por cerca de 20 veterinários e atende seguintes especialidades: Clínica Médica, Ortopedia, Endocrinologia e Metabologia, Radiologia e Ultrassonografia, Cirurgia Geral, Oncologia, Oftalmologia, Cardiologia, Fisioterapia e Acupuntura.

Localizado na Ponta da Praia, em um prédio de três andares, o centro médico veterinário possui sala de emergência com entrada independente da entrada principal e outra pelo atendimento; radiologia digital e sala de laudos; sala de diagnóstico por imagem para ultrassonografia, doppler ecocardiograma e eletrocardiograma; bloco cirúrgico, sala de preparo do animal para cirurgia e esterilização; consultórios - com consultório para felinos independente; internação para cães e felinos independentes; laboratório clínico e patologia; e farmácia.

A unidade conta ainda com estacionamento para seis veículos, rampas internas de acesso e elevador.