Cotidiano

Campanha contra abuso nos ônibus será lançada na Semana da Mulher

A campanha vai acontecer durante a programação da Semana da Mulher em Santos e inclui cartazes e anúncios

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/03/2015 às 17:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Encorajar usuárias as denunciarem atos praticados nos ônibus e áreas de grande concentração. Com este propósito, começa na próxima segunda-feira (9), em Santos, a campanha de conscientização e prevenção ao abuso sexual contra mulheres no transporte público e e outros locais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A campanha vai acontecer durante a programação da Semana da Mulher e inclui cartazes e anúncios. O material, com o título Mantenha Distância, não abuse, orienta para as denúncias que podem ser feitas pelo telefone 180.

Em geral, as vítimas têm vergonha e não relatam situações constrangedoras que acontecem nos coletivos, principalmente nos horário de pico. A coordenadora de Políticas para a Mulher, Diná Ferreira Oliveira, afirma que não tem registro denúncia de abuso sexual praticado em ônibus.

A campanha contra o abuso nos ônibus será lançada na Semana da Mulher (Foto: Matheus Tagé/DL)

Continua depois da publicidade

Conscientização

Ligada à Secretaria de Defesa da Cidadania, a coordenadoria quer conscientizar os homens de que a aglomeração humana não lhe dá o direito de se aproveitar dessa situação para uma atitude libidinosa e que esse comportamento é um crime. Já as mulheres são orientadas e encorajadas a denunciar.

Inicialmente foram impressos 500 cartazes que serão afixados em todas as linhas de ônibus municipais e no Terminal de Passageiros, no Valongo. A campanha foi instituióda por meio da lei 3.098, de 5 de janeiro último, com o objetivo de coibir o assédio sexual e incentivar as vítimas a denunciarem os infratores.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software