X

Cotidiano

“Caminhos da Mata” promove conhecimento e conscientização do meio ambiente

Programa é referência em educação ambiental e já atendeu aproximadamente 50 mil pessoas em 10 anos de trabalho

Publicado em 04/04/2014 às 16:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fazer com que estudantes conheçam com mais profundidade o ambiente ao seu redor e a história da sua região. Este é o objetivo do programa Caminhos da Mata, que desenvolve um trabalho que se integra ao conteúdo escolar, utilizando o ecoturismo e a preservação ambiental como ferramenta pedagógica. Em 10 anos de existência, o projeto, que é realizado pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já atendeu mais de 50 mil pessoas.

O programa Caminhos da Mata disponibiliza diversos roteiros e não atende somente estudantes; também é disponível para entidades não governamentais - Ongs, associações e a comunidade em geral. O coordenador do projeto, Lucas Baptista, explica que não são exatamente passeios, o fato é que a atividade se torna uma forma de lazer e aprendizado .

“Não são passeios. São aulas, nas quais os alunos podem conhecer melhor e de perto a história e o meio em que vivem, sua cidade e as cidades vizinhas. Desperta o amor à natureza e a conscientização de sua importância ”.

Poucas pessoas sabem que antes da cidade de São Vicente ser descoberta, os navios paravam na praia do Góes, em Guarujá. O programa também explica ao significado dos nomes das praias do município, uma informação que é desconhecida pela maioria da população. A praia do Tombo, por exemplo, tem este nome porque ali eram mortos os escravos que tinham amarrados em seus pescoços a pedras, e assim morriam afogados. Estas curiosidades e conhecimentos são transmitidos nas excursões realizados pelo programa.

Com uma equipe multidisciplinar, o programa conta com geógrafo, biólogo, engenheiro ambiental, salva-vidas e professores das escolas participantes. Segundo o coordenador, cada passeio, mesmo que realizado no mesmo local, é permeado por surpresas, pois cada aluno que participa contribui para o desenvolvimento do trabalho de maneira diferente, aprimorando o conhecimento. O resultado é a prática da cidadania de fato e o enriquecimento cultural.

Como multiplicadores do conhecimento, os alunos que participam do programa levam adiante a ideia de preservação do meio ambiente e se tornam conscientes da importância de se cuidar do que está ao redor. O programa também busca induzir nas crianças a vontade de participar de atividades ao ar livre, evitando assim o sedentarismo.

“O projeto é apaixonante. Certa vez fomos à Fortaleza da Barra Grande e levamos crianças de sete anos. Elas ficaram encantada porque no momento passava um navio e elas choraram de emoção. Eu também não me contive, até hoje me emociono ao recordar. Mas ainda há muito o que se fazer para que as pessoas tenham mais conhecimento e dignidade, e faremos o possível para ajudar nesta empreitada”, enfatiza Lucas, o coordenador do programa.

Entre os roteiros disponibilizados estão visitas ao aquário Acqua Mundo, todas as praias do Município, Forte dos Andradas, Museu do Café, Museu de Pesca, passeios de escuna, cooperativas de reciclagem, entre outros. Alguns passeios são pagos, porém o valor é reduzido devido às parcerias firmadas com os locais.

Agendamento – Para participar dos roteiros é necessário que as escolas, públicas ou privadas, do município ou de outras cidades, e grupos, entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para agendar e o roteiro fica a critério de cada escola e grupo. Para cada passeio são necessários 20 dias de preparação para que a equipe do projeto vá até a escola e faça uma programação conjunta entre o que será aprendido no roteiro e o conteúdo escolar. Após cada excursão, um trabalho é realizado em sala conforme o que foi ensinado. Os trabalhos são divulgados no blog do Caminhos da Mata, www.caminhosdamata.blogspot.com.br, uma forma de valorizar a atividade e de divulgar o programa que se tornou uma referência nacional.

Aproximadamente 1.020 alunos participam mensalmente do projeto, que têm à sua disposição um ônibus equipado com os itens de segurança necessários para cumprir os roteiros programados. Pessoas com necessidades especiais também podem participar.

Além dos passeios, o programa Caminhos da Mata também realiza palestras com temas voltados à preservação da natureza como resíduos sólidos e economia de água. As excursões acontecem no período da manhã e as palestras a tarde. Para o agendamento é necessário entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone 3308-7853.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter