X

Cotidiano

Câmara vota pareceres da cassação de Marcia Rosa

Além disso, vereadores devem requerer abertura de CEV para investigar Cemitério

Publicado em 26/08/2014 às 10:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os relatórios da Comissão Processante (CP) podem ser apresentados na sessão extraordinária de hoje. Os vereadores devem decidir se continuam a apurar as denúncias do munícipe Ricardo Santos Araújo, se retiram o vice-prefeito de Cubatão, Donizete Tavares (PSC), das investigações e se aceitam o parecer do vereador Jair do Bar (PT), que faz parte da CP.

Os pareceres não foram apreciados na semana passada por que os vereadores Fábio Roxinho (PMDB), Dinho Heliodoro (SDD) e Ivan Hildebrando (PDT) foram até Navegantes (SC) para buscar mais informações sobre o desaparecimento de Gabriel Martins dos Santos, de 22 anos, morador de Cubatão, desaparecido há quase dois meses.

Na sessão de hoje, os vereadores também devem apresentar requerimento para propor a abertura de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para apurar possíveis irregularidades na administração do Cemitério Municipal. “A decisão de CEV é a mais certa, pois a Prefeitura abriu inquérito administrativo. Se dentro de alguns dias o Executivo não der uma resposta, iremos mudar de CEV para CEI (Comissão Especial de Inquérito)”, disse o vereador Ivan Hildebrando (PDT).

Pareceres da comissão devem ser votados hoje (Foto: Matheus Tagé/DL)

Parecer recusado

Parecer expedido pela Assessoria Jurídica da Comissão Processante negou na última semana o pedido do munícipe Ricardo Santos Araújo para a retirada das denúncias contra a prefeita e contra o vice, feitas em agosto de 2013. O documento diz que, de acordo com o Código Penal, uma vez oferecida à denúncia, ela é irretratável. As acusações feitas por Araújo culminaram com a abertura da Comissão Processante (CP). Ele pediu a retirada destas acusações em documento protocolizado às 16 horas de terça-feira, dia 5.

O parecer jurídico que não acata o pedido do munícipe foi aceito na manhã da última quarta-feira, dia 13, pela maioria dos membros da Comissão Processante. O presidente e o relator da CP, Roxinho e Aguinaldo Araújo, acolheram a decisão. O vereador Jair do Bar, membro da comissão, foi contra.

Histórico

O documento contra a prefeita Marcia Rosa continha 16 denúncias. Ele deu subsídio para a abertura da Comissão Processante, aprovada em plenário em 20 de maio.

Após análise de fatos e defesas, a CP fez um parecer indicando a exclusão de Donizete do processo, já que ele era presidente da Câmara quando das denúncias. E indicava o prosseguimento da investigação contra Marcia Rosa (PT). Esta decisão não foi unânime dentro da comissão. Jair do Bar fez um parecer em separado sugerindo o arquivamento completo do processo.

O parecer dos vereadores Fábio Roxinho e Aguinaldo Araújo indica o prosseguimento da Comissão Processante, mas com a exclusão de parte das denúncias apresentadas. Eles manteriam a investigação de cinco denúncias feitas: fraude na contratação da empresa Isama; fraude em concurso público; superfaturamento na locação de imóveis; criação ilegal de cargos comissionados e sentenças condenatórias de ações judiciais (em processos contra o uso de jornal durante o período de campanha política).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter