X

Cotidiano

Câmara vai acompanhar projeto do Aeroporto de Guarujá

Gilberto Benzi (PROS) lidera a comissão especial criada no Legislativo

Publicado em 18/11/2013 às 10:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com a garantia dada pelo vice-presidente Michel Temer de que Guarujá terá a outorga (direitos) do Aeroporto Civil Metropolitano já na segunda quinzena deste mês, a Câmara de Vereadores aprovou na última sessão a criação de uma comissão especial para acompanhar o andamento do projeto. A comissão será presidida pelo vereador Gilberto Benzi (PROS), autor da proposta, e terá como membros os Marcelo Squassoni (PRB), Ronald Nicolaci (PROS), Jaime Ferreira, o Jaiminho (PROS) e Walter dos Santos (PSB).

De acordo com Benzi, a ideia é que a Câmara participe e acompanhe ativamente dos projetos considerados centrais para o desenvolvimento da cidade, no caso os do Túnel Santos-Guarujá, Porto de Guarujá e agora o do Aeroporto Civil Metropolitano.

“Agora, com a comissão especial referente ao Aeroporto Civil Metropolitano, a Câmara passa a ter liberdade de ação nos principais projetos da cidade.

Empreendimentos interligados e que podem alavancar exponencialmente o patamar de Guarujá e Vicente de Carvalho nos cenários estadual e nacional. E como vereadores nossa missão é trabalhar em conjunto, para que os projetos tragam desenvolvimento e melhores oportunidades para nossa população”, acredita.

Após outorga, a Administração Municipal tem 120 dias para providenciar o modelo da licitação do empreendimento (Foto: Luiz Torres/DL)

Diferente das comissões permanentes da Câmara, que só podem atuar quando algum projeto ou denúncia dá entrada na Casa, as comissões especiais podem agir, tendo o poder de acompanhar passo a passo cada obra, convocar as empresas para dar explicações, promover audiências públicas, participando desde a elaboração até a conclusão da obra.

Conforme explicou Benzi, com a outorga a cidade terá o direito de administrar o Aeroporto Metropolitano, fazer a concessão para uma empresa, ou escolher uma parceria público-privada. “E a Câmara quer estar a par desses trâmites, provocar o debate e colaborar para a melhor decisão”, finaliza.

Outorga

Após receber a outorga, prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) informou que a Administração Municipal terá 120 dias para providenciar o modelo da licitação do empreendimento. A expectativa da prefeita é de que nesse prazo a Prefeitura dê entrada no pedido de Estudo de Impacto-Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Eia-Rima), aval que só deve vir em um ano.

Embora lamente que o aeroporto civil não esteja viabilizado para a Copa do Mundo, em junho do próximo ano, Maria Antonieta de Brito ressaltou que as Forças Armadas já liberaram as pistas da Base Aérea de Santos para uso exclusivo das seleções que vão participar do Mundial.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter