X

Cotidiano

Cadastramento de moradores para desapropriação começa em junho

A iniciativa atinge 50 moradias localizadas no Macuco, em Santos, e outras 1.200 em Vicente de Carvalho, no Guarujá

Publicado em 04/04/2014 às 11:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O cadastramento dos imóveis e famílias que terão que ser desapropriados ou reassentados por causa da construção do Túnel Submerso deve começar a partir de junho. A afirmação é do presidente da Dersa, Laurence Casagrande.

Na última quarta-feira, dia 2, o Conselho Estadual do Meio ambiente (Consema) autorizou, em decisão unânime, a Cetesb a emitir a Licença Ambiental Prévia (LP) para a implantação do túnel ligando Santos a Guarujá. “Esta Licença Prévia é o atestado de viabilidade socioambiental do Conselho Estadual de Meio Ambiente dizendo que entende que o traçado apresentado traz menores impactos e maiores benefícios à cidade”, explica Casagrande.

A licitação para as empresas já foi aberta. No mês passado, a Dersa recebeu a inscrição de cinco consórcios. “São todos consórcios mistos, com empresas brasileiras e estrangeiras. Estamos na fase final de análise destas propostas para pré-qualificar as empresas”, comenta o presidente da Dersa, que afirma ainda que, após esta fase, um edital comercial será publicado ainda este mês para chamar as empresas qualificadas. “Vamos apresentar o projeto definitivo já com a Licença Prévia e as empresas terão 45 dias para nos retornar com uma proposta de preço. A que tiver o menor preço, será a escolhida”, explica.

O processo de licitação ambiental iniciou em agosto de 2013, quando foi protocolado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), no Consema. Desde então, os moradores do Macuco brigam para alterar o traçado proposto. Serão três acessos no bairro: um pela Rua Padre Anchieta, outro na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e um terceiro pela Rua Senador Dantas.

Moradores do Macuco protestam contra desapropriações (Foto: Matheus Tagé/DL)

Desapropriações

Com a LP, o próximo passo a caminho da construção do Túnel Submerso é pedir uma Declaração de Utilidade Pública (DUP) à Promotoria do Estado com as áreas que precisarão ser desapropriadas para a viabilização do projeto. Segundo Casagrande, esta declaração deve ser publicada até meados de maio.

A partir desta publicação, a Dersa está autorizada a começar o cadastramento das famílias que terão que deixar suas casas para dar espaço para o novo túnel. Isto já deve acontecer a partir de junho, de acordo com informações do presidente da Dersa. “Iremos falar com um por um, conhecer as famílias e suas casas individualmente. Não há uma regra geral. Queremos causar o mínimo de transtorno possível”, explica.

Para o caso de entidades, como a Desafio Jovem, que atende pessoas com problemas de dependência química na Rua José do Patrocínio, umas das vias atingidas pela construção do túnel, o tratamento será o mesmo. “Iremos cadastrar o local, conhecer a entidade e dar o encaminhamento correto sem prejudicar os serviços prestados. Todos serão atendidos desta forma”, garante Laurence Casagrande.

Ainda segundo o presidente, as desapropriações em Guarujá — cerca de 1200 moradias — começam já este ano; as obras iniciam pela Margem Esquerda do Porto de Santos. As desapropriações em Santos — cerca de 50 moradias — devem começar no meio de 2015. “A Dersa garante que ninguém será removido sem cadastro e sem negociação. Os moradores terão um contato individual com os técnicos até encontrar uma solução viável para cada família, seja o valor do imóvel ou a realocação”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter