Aprovada licença ambiental para início das obras do túnel Santos-Guarujá

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário), responsável pelo projeto em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), estima que as obras iniciem em julho

Comentar
Compartilhar
03 ABR 201420h24

O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) autorizou nesta quarta-feira (2), por unanimidade, que a Cetesb emita a Licença Ambiental Prévia (LP) para a implantação do túnel submerso Santos – Guarujá. Foram 27 votos a favor e duas abstenções.

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário), responsável pelo projeto em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), estima que as obras iniciem em julho. A partir de agora, será realizado o planejamento da construção.

O próximo passo é a obtenção da Licença de Instalação (LI), que autoriza a implantação do empreendimento.

Em nota, a Dersa informou que aguarda a publicação do Decreto de Utilidade Pública, que define a área de domínio da ligação seca. O traçado final do túnel contempla uma série de ajustes incorporados para atender às demandas da população e das prefeituras locais.

MÓDULOS

O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. Com investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões, o túnel é a maior obra pública viária já feita pelo estado em toda a Baixada Santista.