Cotidiano
As medições foram realizadas por Paulo Vinicius, que divulgou o resultado oficial na tarde da última segunda-feira
Surfista brasileiro Rodrigo Koxa conseguiu surfar a maior onda do mundo em Nazaré, na última sexta-feira / Jayden/Reprodução
Continua depois da publicidade
O surfista brasileiro Rodrigo Koxa, nascido em Jundiaí e radicado em Guarujá, conseguiu bater um recorde na última sexta-feira (19), ao surfar a maior onda do mundo. Segundo informações de uma medição extraoficial, a onda possui 29,15 metros.
As medições foram realizadas por Paulo Vinicius, que também é designer, cineasta e surfista, e foi responsável por medir o primeiro recorde de Coxa neste mesmo local, em 2014, o que fez seu nome entrar para o Guinness Book.
Continua depois da publicidade
"Sou grato por todo mundo que me ajudou, fez parte e acreditou na minha história: minha mulher, meu pai, minha família, meus amigos e patrocinadores. É a história de uma vida! Estou vivendo, mais uma vez, a possibilidade de um novo recorde aos 46 anos. Muitos já tinham duvidado...", comentou Koxa ao Diário.
O atual recorde pertence ao alemão Sebastian Steudtner, com 26,21 m, também em Nazaré. Agora, esse posto voltou para o fundador da equipe GoBigger Team e campeão da WSL (World Surf League).
Continua depois da publicidade
"Já havia medido outras ondas, medi também a onda do outro Recorde dele e quando me mandou essa nova onda que surfou semana passada, eu fiz questão de priorizar a medição, porque vi a possibilidade de um novo recorde", comentou Paulo.
Ele ainda explicou que o trabalho foi um pouco demorado, por conta de detalhes específicos no vídeo de Koxa surfando na respectiva onda de Nazaré.
"Tentei extrair as frames certas do vídeo, que melhor mostrava a imagem da face da onda e da base, assim como a que seria possível ver a canela dele. Que usei como unidade de medida", explicou.
Continua depois da publicidade
"Realmente me surpreendi e mandei pra ele 'Cara, pode comemorar, você bateu um novo Recorde mundial!'"
Mesmo que, neste primeiro momento, as medições indiquem que Koxa conseguiu bater o recorde, a equipe do Guinness Book fará uma análise minuciosa em 2026. O resultado final poderá sair apenas no segundo semestre do próximo ano.
Independente do resultado, Koxa ainda pretende continuar surfando."Nunca consegui entender o que é parar de surfar; nunca consegui entender como eu deixaria de fazer o que amo. Para mim, sempre fez sentido estar no mar gigante, surfando, tentando e esperando o meu momento."
Continua depois da publicidade
Praticante de surfe desde os 8 anos, Koxa tem uma ligação pessoal com Nazaré, pois, ao tentar bater o recorde na vila portuguesa em 2014, ele quase acabou morrendo.
Com o passar dos anos, além de fundar a equipe GoBigger, ele teve seu recorde reconhecido pelo Guinness World Records em 2017, além de ter vencido o XXL Big Wave Awards naquele mesmo ano.
Nas útlimas semanas, o grupo ainda foi responsável por disponibilizar o reality no YouTube “GoBigger Team – Nazaré”, onde novos episódios sempre são lançados às quintas-feiras, às 18h. O Diário do Litoral fez uma matéria explicando os bastidores da produção.
Continua depois da publicidade