Banner gripe

Blocos de Carnaval desfilam por toda Cubatão

De 8 a 15 de fevereiro, moradores de vários núcleos da cidade podem participar da folia

Comentar
Compartilhar
08 FEV 201513h27

Moradores de Cubatão terão a oportunidade, este ano, de voltar aos carnavais de antigamente com o Desfile de Blocos em vários núcleos residenciais da cidade. A programação tem início neste domingo (8) e vai até dia 15 de fevereiro, com a festança pelos núcleos cubatenses começando neste domingo: às 13 horas, o Bloco Carnavalesco “Tô Virado” leva alegria para as ruas do Jardim Casqueiro, com concentração na Praça da Independência.

Ainda hoje (8), às 15h, o “Sem Kerer” agita a Vila Nova. O ponto de encontro é na rua XV de Novembro, esquina com a Avenida Nações Unidas. O Sem Kerer existe de 2002 e promete levar pelo menos 200 integrantes para este desfile.

Já em 11/2, a folia vai ser com o “Bloco Zanzaqui”. Com concentração às 19h, na Avenida Brasil, 763. O desfile segue até a Avenida Beira Mar. A proposta é fazer a folia com marchinhas carnavalescas. A inspiração para o nome, Zanzaqui, veio do mais ilustre escritor cubatense, Afonso Schmidt, e sua obra de ficção, “Zanzalá”, uma novela que retrata uma cidade ideal do futuro, Cubatão, que - mesmo dominada pela ciência e pela técnica - não se deixa absorver pelas máquinas devido à arte. O nome é uma brincadeira: ao invés de Zanza-lá é Zanza-aqui.

As camisetas do bloco custam R$20,00 e podem ser adquiridas em dois pontos de venda: Bar Veraneio (Jardim Casqueiro) e Café Sunshine (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 483, Centro).

Moradores terão a oportunidade de voltar aos carnavais de antigamente com o Desfile de Blocos (Foto: Divulgação)

No dia 15/2, a festa será na Vila dos Pescadores. Às 13h, o “Cidade de Madeira” espalha alegria pelas ruas do núcleo, seguindo até à noite. E das 14h às 17h30, é a vez do bloco carnavalesco o “Siri na Lata” que percorre as ruas da Vila com seus integrantes.

Desfile Oficial – Este é apenas o “esquenta” para o Desfile Oficial das Escolas que acontece em 14/2, a partir das 20h, na Av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro, na Passarela do Samba Mestre Lú. E após a apresentação da Unidos do Morro, Independência e Nações Unidas, haverá apuração do Desfile Oficial na segunda-feira de Carnaval, dia 16/2, no Centro Esportivo Romerão (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 368), às 18h.

Matinê – Os velhos tempos do Carnaval estão de volta a Cubatão. Há alguns anos, a cidade promove as tradicionais matinês carnavalescas. É a oportunidade da criançada aproveitar a festa de Momo. Será de 15 a 17/2, das 15h às 22h, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). Vai ter apresentação das Bandas Metrópolis, Apocalypse e Turma da Folia. Meninos e meninas também poderão participar do Concurso de Fantasias, uma maneira de incentivar os pequenos a se arrumarem especialmente para o Carnaval, mantendo viva a tradição.

Colunas

Contraponto