X

Cotidiano

Sob a luz de velas, Câmara elege diretoria

Nova Mesa da Casa Legislativa é composta de vereadores opositores ao Governo Marcia Rosa

Publicado em 04/02/2015 às 11:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“O choro pode durar uma noite, mas o sorriso vem ao amanhecer”. Foi citando o salmo 30 da Bíblia Sagrada que o pastor, radialista e vereador Aguinaldo Araújo (PDT) agradeceu a reeleição à presidência da Câmara de Cubatão. Após quase dois meses de novela para escolher a Mesa Diretora do próximo biênio, a primeira sessão do ano foi destinada à eleição da diretoria e à distribuição de comissões.

Minutos antes de começar a sessão, que teria início às 16 horas, um incidente: acabou a luz da Casa. Mesmo assim, a sessão aconteceu. Araújo como presidente, Dinho Heliodoro (SDD) como vice-presidente, Ademário Oliveira (PSDB) como primeiro secretário e Severino Tarcício, o Dóda (PSB), como segundo secretário. Presidente e vice tiverem 10 votos da Casa. Ademário teve seis votos para assumir a posição — Ricardo Oliveira, o Queixão (PMDB), teve quatro votos. Dóda também teve seis votos, contra quatro de Jair do Bar (PT). O vereador Fábio Moura, do PROS, partido autor do pedido de mandado de segurança que cancelou a última eleição, não compareceu à sessão de ontem.

O partido alegou que a eleição para a Mesa Diretora não respeitou o princípio da proporcionalidade — dos quatro cargos, três são do PDT. No último dia 22, o juiz Rodrigo de Moura Jacob julgou o mérito e concedeu a segurança pleiteada em primeira instância. A mesa anterior era formada por três vereadores do PDT: Araújo, Ivan Hildebrando e César Nascimento. Ademário também estava na antiga formação.

Com 10 votos, vereador é eleito presidente da Câmara mais uma vez (Foto: Divulgação)

“Todo esse período de impasse foi um aprendizado, fez com que eu crescesse como político e cidadão. É um privilégio ser eleito e reeleito. Agradeço à minha família, principalmente minha esposa, que esteve sempre ao meu lado. Agradeço também aos vereadores Ivan e César, que entenderam a necessidade da troca na composição da Mesa Diretora”, finalizou o presidente eleito.

Novela

No dia 9 de dezembro, a Câmara aprovou a composição: Aguinaldo Araújo como presidente, Ivan Hildebrando (PDT) como vice-presidente, Ademário Oliveira (PSDB) como primeiro secretário e César da Silva Nascimento (PDT) como segundo secretário.

Na semana seguinte, o Pros — representado por Moura — impetrou o mandado de segurança, que foi derrubado por liminar da mesa no dia 28 de dezembro de 2014. No último dia 22 de janeiro, o juiz alegou que a decisão foi tomada durante o recesso e concedeu a segurança pedida pelo partido.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter