Bertioga recebe 10 novos ônibus adaptados

Entrega faz parte das comemorações pelos 24 anos de aniversário da Cidade. Em seis anos foram 32 novos veículos

Comentar
Compartilhar
14 MAI 201514h17

A comunidade de Bertioga vai ganhar 10 novos ônibus para compor a frota do transporte público. A entrega dos veículos aconteceu na terça-feira, n Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro), como parte da programação de aniversário de 24 anos de Bertioga.

De acordo com a Viação Bertioga, empresa de transporte coletivo urbano, os veículos são novos e adaptados, garantindo conforto e segurança aos passageiros das linhas municipais.

Nos últimos seis anos foram renovados 32 ônibus, todos adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais. A frota municipal de Bertioga é 100% acessível. Os veículos novos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seu ocupante, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.

Os motoristas da empresa recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirante.

A empresa buscou no mercado nacional os ônibus mais completos em equipamentos, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de para-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os motoristas não seguem viagem quando qualquer uma das portas estiver aberta), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.

Os ônibus urbanos e micros oferecem viagem segura e confortável em modernos assentos totalmente estofados. No interior dos veículos, exaustores proporcionam total ventilação ao ambiente.

A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos informando a linha e o itinerário dos novos ônibus são equipados com lâmpadas LED na cor branca. Estas lâmpadas duram mais e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de ecologicamente corretas.

Motor eletrônico e ecológico - Todos os novos e modernos ônibus urbanos possuem carroceria COMIL, chassis da Volkswagen Brasil modelo 17230 OD e são dotados de motor da marca MAN Latin America - Euro V, conhecido como “motor ecológico” que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.

A empresa utiliza em seus veículos, o Diesel S-10, que contém 10 partes por milhão de enxofre, substituindo o Diesel S-50, utilizado pela empresa desde 2011. O Diesel S-10 é um combustível de última geração, já utilizado na Europa e fundamental para reduzir a emissão veicular de poluentes. Estima-se que, quando utilizado nos veículos novos o S-10 propicia uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado e NOx, além de garantir  melhor partida a frio e reduzir a  fumaça escura.

O motor eletrônico dos ônibus possui o sistema EGR (recirculação dos gases de exaustão). Este sistema reutiliza parte dos gases de exaustão na mistura diesel e ar durante a combustão para a redução dos níveis de óxidos de nitrogênio (NOx). Assim, os gases poluentes são tratados antes de serem lançados ao ar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos e do meio ambiente.