X

Cotidiano

Bernardo prevê leilão da faixa de 4G em agosto

"Quando tiver fechado com o Tribunal de Contas, divulgaremos o resultado final do edital e publicaremos", afirmou. A divulgação do edital será em julho

Publicado em 26/03/2014 às 14:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro das Comunicações, Paulo Bernado, previu para agosto o leilão da faixa de 700 Mhz, mas evitou falar sobre valores de arrecadação. A frequência será licitada neste ano e será destinada para a cobertura 4G. Segundo ele, em abril serão divulgadas as regras do leilão em consulta pública. No prazo de 30 dias a 40 dias, o governo vai receber todas as contribuições da consulta pública. Segundo Paulo Bernado, a Anatel, nesse meio tempo, vai discutir as regras com o Tribunal de Contas da União, antes de ser concluído o processo de consulta pública. "Quando tiver fechado com o Tribunal de Contas, divulgaremos o resultado final do edital e publicaremos", afirmou. A divulgação do edital será em julho.

Sobre valores de arrecadação com o leilão, Bernardo disse: "Em relação ao valores, tem muita coisa circulando. Ah vale R$ 14 bilhões, vale... Nós temos uma previsão e nem achamos prudente divulgar", ponderou. O ministro destacou que serão incluídas no edital como principais obrigações a questão do desligamento do serviço analógico das retransmissoras que usam a faixa. "Será tudo colocado no edital, com obrigação de ser resolvido com o dinheiro do leilão. Vamos amarrar um coisa com a outra para não deixar usar a faixa sem deixar de resolver o problema das transmissoras", disse.

O ministro reconheceu em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia que a faixa de 700 Mhz tem muitos problemas de retransmissoras que precisam ser digitalizadas. "Estamos fazendo um levantamento disso para fazer um calendário de desligamento e transportar para outra faixa. Uma boa parte das retransmissoras não está na faixa de 700 Mhz e isso melhora a situação", disse. Ele destacou que no interior do País a faixa de 700 MHz não é utilizada, com poucas emissoras ocupando essa faixa. "Onde tem uso tem que se resolvido", afirmou. Na audiência, o ministro comentou que o governo identificou em Minas Gerais um número "enorme" de transmissoras em Minas Gerais que não estavam registradas regularmente pelo Ministério das Comunicações. "Estamos indo atrás e fazendo força tarefa levantando e chamando todo mundo para conversar. Isso tem que ser levantado", afirmou.

Paulo Bernado previu para agosto o leilão da faixa de 700 Mhz, mas evitou falar sobre valores de arrecadação (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter