Balneabilidade é boa em 56% das praias da Baixada Santista

Todas as praias de Santos e Itanhaém estão próprias para o banho de mar. Já em Praia Grande, 11 praias estão com bandeira vermelha

Comentar
Compartilhar
02 FEV 201401h26

Domingo de sol com temperaturas que podem chegar a 34°C, segundo a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Um dia quente pede um banho de mar para refrescar. E, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), banhistas podem aproveitar ao menos 56% das praias da Baixada Santista. Quarenta das 71 praias estão com a balneabilidade boa. Entretanto, os banhistas devem ficar atentos, pois 31 praias estão impróprias.

Todas as praias de Santos e Itanhaém estão próprias. Já em Praia Grande, 11 praias estão com bandeira vermelha, apenas Flórida oferece boas condições de balneabilidade.

Quem for para o Guarujá pode optar pelas praias Iporanga, Pernambuco e Tombo, as únicas da cidade que estão próprias. Em Bertioga, o banhista deve evitar as praias São Lourenço (próximo ao Morro), Enseada-Sesc e Enseada - Costabili. As demais estão limpas.

Moradores e visitantes de São Vicente só podem aproveitar a Praia da Divisa. As outras cinco praias da cidade estão impróprias.

No Litoral Sul, as amostras da maioria das praias foram aprovadas pela Cetesb. Das sete praias de Mongaguá, só Flórida Mirim e Agenor de Campos estão impróprias. Em Peruíbe, cinco praias estão boas para o banho de mar. Apenas a Prainha está imprópria.

Todas as praias estão com a balneabilidade boa (Foto: Matheus Tagé/DL)

Amostragem

Na amostragem atual, coletada no período de 29 de dezembro a 26 de janeiro, a principal diferença na qualidade das praias é em relação a Santos. No último período analisado, de 18 de novembro a 16 de dezembro, todas as praias da cidade estavam impróprias.

Mais um ponto de monitoramento

A Cetesb incluiu mais um ponto de monitoramento de balneabilidade no Jardim Suarão, em Itanhaém. Desta vez, a bandeira está instalada em frente à Rua Tayaçupeba, ao lado da Colônia da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (Afpesp). Além deste, mais 11 praias são monitoradas pelo órgão no Município.

Rio Perequê

O Rio Perequê, em Cubatão, também está com a balneabilidade boa.