X

Cotidiano

Baixada ainda precisa imunizar 165 mil pessoas contra a gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza A (H1N1, H3N2) e B termina na próxima sexta-feira (31).

Caroline Souza

Publicado em 25/05/2019 às 08:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH). / NAIR BUENO/DL

Cento e sessenta mil munícipes da Baixada Santista ainda não se vacinaram contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação termina na próxima sexta-feira (31). Conforme os últimos balanços das prefeituras, 412.972 pessoas já foram vacinadas em toda a região desde o início da campanha, em 10 de abril. A meta, somando as nove cidades, é imunizar 578.366.

De acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 previne a população contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Em Santos, mais de 155 mil doses da vacina foram aplicadas. O público-alvo total é de 224 mil pessoas, com meta de cobertura de 90%, ou seja, 202 mil.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Vicente, pouco mais de 60 mil pessoas foram vacinadas. A meta é imunizar 97.668 munícipes.

Conforme último balanço de Guarujá, mais de 76 mil pessoas já foram vacinadas e a meta é imunizar um total de 90.631. "A palavra de ordem é: prevenção!. Por isso, pedimos a população que procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e tome a dose, pois 14 mil pessoas ainda não se vacinaram na Cidade", alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Terezinha Lopes Plaça.

Praia Grande tem como meta vacinar 77.371 pessoas e, até o momento, 50 mil foram vacinadas.

Em Cubatão, 15.871 doses foram aplicadas. A meta de vacinação equivale a 22.400 pessoas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem como meta imunizar mais de 17 mil pessoas em Bertioga até dia 31 de maio. Neste momento, a cobertura total é de 10.640.

Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe já imunizaram 12 mil, 18.815 e 13.600 mil pessoas, respectivamente. A meta dos municípios é de 17.613, em Mongaguá; 32.996 pessoas, em Itanhaém; e 20.687 em Peruíbe.

"É de grande importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização. Pedimos aos professores das redes pública e privada de ensino que deem o exemplo e tomem a vacina, o que ajuda a proteger a saúde deles próprios, dos estudantes e de todos os colaboradores da área de ensino", enfatiza o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

"A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença", acrescenta.

Para se vacinar, é preciso comparecer aos postos de saúde e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, sendo recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

No Mapa do Turismo Brasileiro, Santos se mantém no topo

Município mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017

São Vicente

Confira as vagas de emprego oferecidas pelo PAT de SV, neste começo de semana

PAT de São Vicente oferece oportunidades de emprego em diferentes segmentos profissionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter