X

Cotidiano

Áudio denuncia falta de insumos de proteção aos profissionais de Saúde da Baixada

Reportagem recebeu um áudio da secretária de Saúde de Peruíbe, Mariana Trazzi, se mostrando bastante preocupada com a questão. A Prefeitura confirmou a autenticidade do áudio

Carlos Ratton

Publicado em 19/03/2020 às 16:36

Atualizado em 19/03/2020 às 16:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Profissionais da saúde estariam sem receber equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estado e municípios estão resolvendo / Reprodução

Em meio a tantas incertezas por conta da pandemia de Coronavírus instalada no Brasil e no Mundo, uma situação também merece preocupação: a falta de insumos básicos e equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a proteção dos funcionários da saúde que atendem nos equipamentos públicos da Baixada Santista. Ontem, a Reportagem recebeu um áudio da secretária de Saúde de Peruíbe, Mariana Trazzi, se mostrando bastante preocupada com a questão. A Prefeitura confirmou a autenticidade do áudio. 

“Esta história de máscara está dando muito o que falar. Tive uma reunião com todos os secretários, prefeitos da região e um médico infectologista renomado para dar suporte técnico. A Secretaria de Estado (Saúde) está preocupada e tentando resolver a questão da falta de máscaras. Não sei se terá uma ação de confisco. Já mandamos uma lista de insumos necessários para passarmos por esse crise. Se liberarmos máscaras de três e três horas como recomendado, vamos ficar sem. Vamos reter máscaras e não haverá uso até segunda ordem. Não podemos liberar pois seria um ato irresponsável e todos os secretários da região seguem a mesma conduta”, revelou secretária em áudio.

A Reportagem obteve também a informação, de outra fonte ligada à área da Saúde de Santos que, além de máscaras, faltam itens como álcool em gel, óculos de proteção e luvas para todos os servidores de unidades de Pronto Atendimento (UPAS), unidades de Saúde da Família (Usafas) e prontos-socorros em geral e até para funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

PREFEITURA

Procurada pela Reportagem, a Secretaria de Saúde de Peruíbe esclarece que a secretária não gravou o áudio com o objetivo de expor preocupação sobre a quantidade de insumos para assistir os profissionais de saúde ou para os futuros pacientes com o Coronavírus. “O município tem 588 funcionários no setor e possui a quantidade necessária de EPIs para atender os profissionais que necessitarem, por estar em contato com pacientes com suspeita ou diagnóstico de Coronavírus”, conclui, enfatizando que fluxos de atendimentos estão sendo planejados para melhor assistir a equipe de saúde e também a população.

ESTADO

A Assessoria de Imprensa do Governo do Estado informou, por telefone, que a questão do abastecimento de insumos e EPIs já está sendo discutida com todos os municípios, que estão encaminhando suas necessidades. Também que aguarda verba federal para aumentar o volume de insumos de segurança e EPIs.

SINDICATOS

Questionada sobre a importância dos EPIs aos profissionais, a Presidência do Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande (Sindimed) não quis se manifestar porque os municípios de Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém não estão sob sua jurisprudência.

A Reportagem também procurou o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e dos Enfermeiros, mas os dois órgãos também não se manifestaram até às 15 horas, limite para fechamento da reportagem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter