X

Cotidiano

Artigo - PSDB: nem oposição, nem situação, muito pelo contrário

Confira o artigo de Nilton Tristão para o jornal Diário do Litoral

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2017 às 20:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por Nilton Tristão

O que se pode esperar de um partido político que, das últimas seis eleições presidenciais, venceu duas e ocupou o segundo lugar nas outras quatro? No mínimo, o protagonismo tenaz e a liderança ativista na condução dos debates temáticos de interesse estratégico para o desenvolvimento do país. 

Pois bem, desde a queda da presidente Dilma Rousseff a nação vem sendo pautada unicamente pelas controvérsias entre as reformas encaminhadas por Michel Temer em contraposição à “dialética amargurada” do realismo petista, enquanto os tucanos mantêm-se prostrados, mirando o firmamento em contemplação ao contínuo espaço-tempo, onde a sequência dos eventos depende da localização em que se encontra posicionado o observador. 

Diante desse horizonte de eventos, o PSDB permanece brindando a sociedade com discussões de relevâncias duvidosas, como a saída ou manutenção do senador Aécio Neves da presidência nacional da agremiação, ou a antecipação, ainda para esse ano, das prévias que definirão a candidatura ao palácio do planalto de 2018, como se a vitória eleitoral porvindoura fosse algo predeterminado e irremissível. Ainda promove reuniões com seus caciques, como aquela realizada em São Paulo no dia 10/07/2017, em que decidiram de maneira deliberativa e enfática que não era o momento para se decidir absolutamente nada. A divisão da bancada durante a sessão que apreciava a aceitação ou rejeição da denúncia proposta pela Procuradoria-Geral da República contra o chefe do poder executivo, quando vinte e um parlamentares optaram pelo “sim” e outros vinte e dois sufragaram a opção pelo “não”, passou a personificar a imagem mais bem acabada do que atualmente simboliza o PSDB para o restante da nação. 

Em suma, um grupo fraturado, incapaz de olhar por cima do muro, e para além de suas fileiras encasteladas nos cargos das administrações públicas. Pois já faz algum tempo que os sociais democratas brasileiros perderam a referência do refinamento político e elegância intelectual de Fernando Henrique Cardoso, além das convicções, robustez e coerências de tantos outros líderes do passado. Não compreenderam que a borda de um buraco negro é conhecida como um ponto de não retorno, no qual nem mesmo a luz pode escapar. No instante em que o universo tucano incorpora o papel de coadjuvante na delineação da presente narrativa, qual seria o motivo fático para o eleitorado entregar-lhes posteriormente o papel de galã principal do enredo? Deveriam saber na ocasião, que qualquer segmento representativo da sociedade que exista da autojustificativa de seus próprios interesses, reentrâncias e postulados, mesmo que inconscientemente, passará a construir os mecanismos necessários para a promoção das mudanças nos quadros dirigentes, que no futuro próximo serão os responsáveis por conduzir os desígnios da república. Assim foi na França, assim será no Brasil, assim caminha a humanidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter