X

Cotidiano

Arcos do Valongo reativa noite do Centro de Santos

Os eventos movimentam a região central e geram cerca de 200 oportunidades de emprego.

Vanessa Pimentel

Publicado em 18/11/2019 às 07:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De 2017 a 2019 foram realizadas cerca de 130 festas. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Desde que os proprietários de um casarão histórico localizado no Centro de Santos decidiram abrir as portas do imóvel para receber eventos, a quase esquecida noite da região central tem ganhado destaque de novo.

O espaço de 4 mil m² protegido por uma fachada imponente e conservada por tombamento já abrigou empresa de segurança, transportadora, ficou desativado por anos, até que em 2016 um evento artístico renovou os ares empoeirados do casarão e trouxe uma nova oportunidade para reaproveitar o espaço.

"Foi o Valongo Festival Internacional da Imagem. Aqui não tinha essa estrutura ainda, era só o terreno mesmo. Quando o evento acabou, os proprietários perceberam que abrir a casa para festas poderia dar certo. No ano seguinte aconteceu o primeiro Cinza Music Fest e a ideia se consolidou", explica Leonardo Fernandes, coordenador do Arcos do Valongo - nome, aliás, que surgiu para homenagear os arcos da fachada histórica.

A partir daí o casarão, que poderia estar abandonado como tantos outros que moram no centro da cidade, ganhou vida e hoje já é um dos espaços para eventos mais requisitados da região.

Responsável pela parte comercial do Arcos do Valongo, Leonardo explica que de 2017 a 2019 foram realizadas cerca de 130 festas. Para o ano que vem já não há mais datas disponíveis até fevereiro, e há eventos pontuais marcados até dezembro.

"Até casamento já foi feito aqui e temos mais um marcado para o ano que vem", conta o coordenador.

Em dois anos, o Arcos do Valongo recebeu importantes festivais como o Geek, o Santos Jazz Festival e o Festival do Café. Abrigou também o Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, o lançamento do Rei e Rainha do Carnaval e o Encontro dos Criadores, uma feira com empreendedores de diversos setores.

Mas, o crescimento só foi possível após investimentos na parte estrutural do imóvel. Foi feita uma uma restauração geral interna, nos arcos da fachada e pintura. Os ambientes são divididos em área externa, espaço coberto e área de conveniência.

Em breve, novos banheiros serão entregues e há planos de reformar o primeiro andar da casa.

EMPREGOS INDIRETOS

O Arcos do Valongo não tem funcionários, mas gera oportunidades de emprego por meio de quem loca o espaço. Segundo Leonardo, um evento de médio porte chega a abrir 200 vagas.

"A produção de uma festa precisa de muita gente. Tem o pessoal que vai cuidar dos documentos e autorizações necessárias, a equipe do bar, do caixa, limpeza, montadores, operadores dos equipamentos de som. Só na segurança precisa em média de 60 pessoas", comenta.

O entorno também se beneficia das atividades e quatro estacionamentos abrem para receber os convidados.

Para Leonardo, o sucesso do Arcos do Valongo vem da arquitetura do imóvel que oportuniza uma festa com vários ambientes, atmosfera familiar e pet friendly e, principalmente, a liberdade de horário. Por não ter casas próximas, não há problema com vizinhos.

"A prefeitura tem feito investimentos no centro e acreditamos que a estrutura externa vai melhorar. O Centro Histórico tem muito potencial".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter