X

Cotidiano

Arcos do Valongo reativa noite do Centro de Santos

Os eventos movimentam a região central e geram cerca de 200 oportunidades de emprego.

Vanessa Pimentel

Publicado em 18/11/2019 às 07:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De 2017 a 2019 foram realizadas cerca de 130 festas. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Desde que os proprietários de um casarão histórico localizado no Centro de Santos decidiram abrir as portas do imóvel para receber eventos, a quase esquecida noite da região central tem ganhado destaque de novo.

O espaço de 4 mil m² protegido por uma fachada imponente e conservada por tombamento já abrigou empresa de segurança, transportadora, ficou desativado por anos, até que em 2016 um evento artístico renovou os ares empoeirados do casarão e trouxe uma nova oportunidade para reaproveitar o espaço.

"Foi o Valongo Festival Internacional da Imagem. Aqui não tinha essa estrutura ainda, era só o terreno mesmo. Quando o evento acabou, os proprietários perceberam que abrir a casa para festas poderia dar certo. No ano seguinte aconteceu o primeiro Cinza Music Fest e a ideia se consolidou", explica Leonardo Fernandes, coordenador do Arcos do Valongo - nome, aliás, que surgiu para homenagear os arcos da fachada histórica.

A partir daí o casarão, que poderia estar abandonado como tantos outros que moram no centro da cidade, ganhou vida e hoje já é um dos espaços para eventos mais requisitados da região.

Responsável pela parte comercial do Arcos do Valongo, Leonardo explica que de 2017 a 2019 foram realizadas cerca de 130 festas. Para o ano que vem já não há mais datas disponíveis até fevereiro, e há eventos pontuais marcados até dezembro.

"Até casamento já foi feito aqui e temos mais um marcado para o ano que vem", conta o coordenador.

Em dois anos, o Arcos do Valongo recebeu importantes festivais como o Geek, o Santos Jazz Festival e o Festival do Café. Abrigou também o Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, o lançamento do Rei e Rainha do Carnaval e o Encontro dos Criadores, uma feira com empreendedores de diversos setores.

Mas, o crescimento só foi possível após investimentos na parte estrutural do imóvel. Foi feita uma uma restauração geral interna, nos arcos da fachada e pintura. Os ambientes são divididos em área externa, espaço coberto e área de conveniência.

Em breve, novos banheiros serão entregues e há planos de reformar o primeiro andar da casa.

EMPREGOS INDIRETOS

O Arcos do Valongo não tem funcionários, mas gera oportunidades de emprego por meio de quem loca o espaço. Segundo Leonardo, um evento de médio porte chega a abrir 200 vagas.

"A produção de uma festa precisa de muita gente. Tem o pessoal que vai cuidar dos documentos e autorizações necessárias, a equipe do bar, do caixa, limpeza, montadores, operadores dos equipamentos de som. Só na segurança precisa em média de 60 pessoas", comenta.

O entorno também se beneficia das atividades e quatro estacionamentos abrem para receber os convidados.

Para Leonardo, o sucesso do Arcos do Valongo vem da arquitetura do imóvel que oportuniza uma festa com vários ambientes, atmosfera familiar e pet friendly e, principalmente, a liberdade de horário. Por não ter casas próximas, não há problema com vizinhos.

"A prefeitura tem feito investimentos no centro e acreditamos que a estrutura externa vai melhorar. O Centro Histórico tem muito potencial".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Sem custo! Correios transporta doações ao RS de forma gratuita

Somado a isto, o próprio Correios vai doar utilize os domésticos e roupas da sua base de refugo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter