Continua depois da publicidade
Aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia podem solicitar o desconto de 50% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2015 em Itanhaém a partir desta terça-feira (1º). O cadastro será realizado até o dia 30 de setembro, de acordo com a Lei nº 3.317/2007.
Para ter direito ao benefício tributário é necessário ser proprietário, possuidor ou locatário de no máximo dois imóveis, com renda comprovada de até 10 salários mínimos (R$ 7.240,00). Além de residir no imóvel para o qual solicita o abatimento, que não pode ter débitos de IPTU.
Também é importante destacar que somente terão direito ao abatimento aqueles que não possuírem pendência com IPTU e/ou com dívidas negociadas. Também é preciso levar no ato da formalização do pedido o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), comprovante de rendimentos e a declaração de imposto de renda. No caso do requerente ser isento, é necessário apresentar a última declaração.
Com a autorização do pedido de desconto, o aposentado, pensionista ou beneficiário só precisará renovar o benefício após dois anos, mas, durante este período será feita uma fiscalização intensificada para verificar se o contribuinte ainda está dentro das normas exigidas. A Secretaria da Fazenda também enviará comunicado a todos os aposentados e pensionistas que estão com o benefício a ser vencido.
Continua depois da publicidade
Para adquirir o abatimento, os interessados devem comparecer no Centro de Atendimento do Paço Municipal Anchieta, na Seção de Cadastro Imobiliário, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Dívida
Continua depois da publicidade
Para regularizar a situação do IPTU atrasado, basta comparecer com o carnê e os documentos pessoais no Centro de Atendimento do Paço Municipal, no setor de Tributos, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Caso o requerente não seja o proprietário do imóvel, é necessário uma procuração ou documento de posse do bem.