X

Cotidiano

Anatel confirma infrações e autua a operadora Vivo

As infrações cometidas foram na forma de cadastros de novas linhas móveis.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/11/2012 às 11:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou ao Ministério Público que confirmou as infrações cometidas pela operadora de telefonia Vivo a respeito da forma de cadastro de adquirentes de linhas móveis, constatadas pelo Ministério Público. 

Em consequência, a Anatel emitiu auto de infração contra a operadora e procedeu a instauração de procedimento para apuração de descumprimento de obrigações.
 
A decisão da Anatel decorreu de fatos descobertos pelos Promotores de Justiça que atuam no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Núcleo São José do Rio Preto.
 
Durante investigação voltada ao combate ao crime organizado, foi constatado que o meio de cadastramento dos dados de adquirentes de linhas móveis da Vivo propiciava o desenvolvimento da criminalidade organizada.
 
Apurou-se que, depois de adquirir a linha do celular em bancas de jornais, para iniciar a utilização do chip, bastava ao adquirente entrar em contato com o número de telefone informado na embalagem do chip e cadastrar somente um simples número de CPF, sem qualquer outra exigência.
 
A empresa de telefonia não exigia a comprovação da titularidade do CPF, ou a informação de outros dados pessoais. A investigação concluiu que a deficiência da prestação do serviço pela Vivo, com a falta de controle dos dados cadastrais dos adquirentes das suas linhas móveis, é forma de desenvolvimento das atividades criminosas. Com base nessa conclusão, o Gaeco enviou ofício à Anatel requisitando providências administrativas em face da Vivo e encaminhou informações à Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor para providências cabíveis.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter