X

Cotidiano

Alunos da rede estadual de SP poderão repetir 3 séries

O anúncio para a rede estadual foi feito pelo governado Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Educação do Estado, Herman Voorwald

Publicado em 08/11/2013 às 16:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 8, que vai alterar o sistema de progressão continuada nas escolas estaduais. Serão ampliados de dois para três os ciclos de repetência do ensino fundamental, que passarão a ocorrer nos 3º, 6º e 9º anos a partir de 2014. Hoje, os alunos podem repetir nos 5º e 9º anos.

Há três meses, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), anunciou reforma na educação municipal, aumentando de dois para cinco o número de séries com possibilidade de reprovação. O anúncio para a rede estadual foi feito pelo governado Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Educação do Estado, Herman Voorwald. Alckmin e Voorwald defenderam que a medida tem sido discutida desde 2011. "(A decisão da Prefeitura) não teve nenhuma interferência porque isso vem sendo discutido há dois anos com a rede. É fruto de uma longa discussão com os professores", disse o governador de São Paulo.

Aumentar o número de ciclos sempre foi uma decisão delicada por receios de acréscimo nas taxas de repetência, o que colabora com o abandono escolar. Alckmin também negou que essa seja a ideia. "A reprovação cria na criança a cultura do fracasso. Por outro lado, não pode ficar cinco anos sem ter reprovação. Esses três ciclos me parecem um aperfeiçoamento, a ideia não é reprovar." De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, o debate sobre essa mudança teve início em 2011, quando começaram a ser instaladas as recuperações nas férias escolares e aos sábados.

O governo do Estado também anunciou alterações na avaliação dos estudantes. A partir de 2014, a avaliação diagnóstica da rede estadual ocorrerá ao fim de cada bimestre. Os professores terão de fazer um relatório personalizado de aprendizado por discente e um cardápio de ações focadas em sanar as principais dificuldades, segundo a secretaria. Na reforma anunciada por Haddad, o foco na avaliação bimestral também foi um dos pontos.

Há três meses, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), anunciou reforma na educação municipal, aumentando de dois para cinco o número de séries com possibilidade de reprovação (Foto: Heloisa Ballarini)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter