X

Cotidiano

Alunos da rede estadual da Baixada Santista vão para cozinha

Iniciativa é uma das ações da Semana da Educação Alimentar; até sexta-feira estudantes de 81 escolas de Ensino Fundamental e Médio da região participam de diversas atividades

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/05/2014 às 15:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quais alimentos são saudáveis? O que é um prato rico em nutrientes? Refrigerantes e salgadinhos fazem mal à saúde? Para responder essas e outras dúvidas, até sexta-feira (23), 81 escolas da rede estadual de ensino da Baixada Santista convidam os alunos a participar da Semana da Educação Alimentar. Na programação estão oficinas culinárias, mapeamento nutricional e um ‘bingo de alimentos’. A proposta é orientar os alunos do Ensino Fundamental e Médio as vantagens de uma vida balanceada.

Para auxiliar as unidades de ensino, nutricionistas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prepararam atividades de acordo com a faixa etária dos alunos. A equipe levou em conta os conhecimentos de crianças e jovens sobre o assunto e como as dicas podem ser colocadas em prática com mais facilidade.

Dessa forma, as turmas do Ciclo I do Fundamental terão a companhia de fantoches e histórias em quadrinhos sobre a merenda escolar. Eles ainda vão aprender a preparar o suco do ‘Hulk’ e da ‘Barbie’. Já para os alunos do Ciclo II, o foco é a pirâmide alimentar. Quem quiser também terá a chance de degustar algumas verduras e legumes que nunca viram ou comeram.

Para o Ensino Médio, a ideia é discutir questões como alimentação e estética, a influência das campanhas publicitárias e fazer um raio-x sobre a quantidade de açúcar, gordura e sal de algumas guloseimas. Os estudantes ainda participarão de um concurso para revelar o chef da escola.

81 escolas da rede estadual de ensino convidam os alunos a participar da Semana da Educação Alimentar (Foto: Divulgação)

"Investir em ações de conscientização e controle nutricional dos nossos alunos também é papel das escolas. Essas mobilizações, além de ensinar, incentivam para adoção de uma vida mais saudável", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Programa “Alimentação Saudável”

No final do mês de abril, a Secretaria da Educação divulgou os primeiros resultados do Programa Alimentação Saudável, parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e que traçou o perfil nutricional de 12 mil estudantes, de 6 a 18 anos de idade, da rede estadual de ensino. De acordo a amostragem, 71% desses alunos estão no peso ideal. Por outro lado, o índice de sobrepeso, que no Brasil chega a 30% e preocupa especialistas, é de 19% em São Paulo.

Cerca de 500 educadores capacitados – entre diretores, vice-diretores, professores coordenadores e professores de educação física – mediram o peso e a altura de alunos e alunas de 128 unidades escolares estaduais do interior, capital e Região Metropolitana de São Paulo. A amostra foi aleatória.

Até o final do ano, uma nova pesagem será feita com os estudantes e vai avaliar como a ação da Educação, em parceria com a atuação das famílias, influenciou as taxas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter