SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Alto comando da Aeronáutica visita hospital de campanha e aeródromo de Guarujá

Ao lado do prefeito Válter Suman, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, conferiu de perto as instalações do hospital

Comentar
Compartilhar
07 JUL 2020Por Da Reportagem19h55
Encontrou aconteceu na manhã desta terça-feira (7)Foto: Divulgação/PMG

Guarujá recebeu, na manhã desta terça-feira (7), a visita do alto comando da Força Aérea Brasileira (FAB). O Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi recepcionado pelo comandante da Base Aérea de Santos, tenente-coronel-aviador Francisco José Formággio, pelo prefeito do Município, Válter Suman, e pela superintendente da Infraero, Adriana Lopes.

Acompanhado do comandante-geral de apoio, tenente-brigadeiro do ar Baptista Júnior; do secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno; e do chefe do Gabinete do comandante da Aeronáutica, major-brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, Bermudez veio conhecer de perto ações desenvolvidas pelos militares em parceria com o Município.

Fazem parte dessas iniciativas, por exemplo, o Hospital de Campanha montado no hangar da Base Aérea para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Aeródromo Civil Metropolitano e a Operação COVID-19, da FAB, que já distribuiu, desde o dia 4 de maio, mais de 50 mil refeições para caminhoneiros que trafegam pela SP-055, em local próximo ao Porto de Santos.

A comitiva acompanhou a apresentação de um histórico das ações desenvolvidas em parceria com a Prefeitura e realizou uma visita presencial nas instalações do Hospital de Campanha de Guarujá. Em seguida, fez um reconhecimento da área onde está sendo implantando o aeródromo e da estrutura montada para a produção dos alimentos aos caminhoneiros.

Hospital de Campanha

Único hospital de campanha dentro de uma base militar no Brasil, o equipamento de Guarujá foi montado em menos de 40 dias e é responsável por um quarto da capacidade hospitalar instalada no Município para atender pacientes da covid-19 no município. Até o momento, 267 pessoas receberam atendimento médico na unidade, que tem índice médio de 2,46 altas por dia – são 140 em 57 dias de funcionamento.

Para o comandante Bermudez, o Hospital de Campanha é uma experiência ímpar. "A escolha convergiu muito rapidamente para Guarujá exatamente pela conduta do Ministério Público do Estado de São Paulo e pela segurança que tínhamos no sucesso desta parceria, que se concretizou como um caso de sucesso", destacou.

Bermudez refere-se ao fato de os recursos para o Hospital de Campanha terem sido obtidos no âmbito de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que havia sido firmado em inquérito civil na área ambiental, com a concordância do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema).

 

Aeródromo Civil Metropolitano em processo de instalação

A contratualização com a Infraero para a gestão e operação do Aeródromo Civil Metropolitano foi outro ponto de destaque na reunião. FAB, Infraero e Prefeitura firmaram o compromisso de realizar todos os esforços necessários para que a certificação da pista aconteça rapidamente, superando as questões ambientais necessárias no início.

"O projeto vai agregar o modal aéreo a três outros grandes modais, o rodoviário, aquaviário e ferroviário, possibilitando o transporte de materiais vindos do Porto de Santos com grande valor agregado", observou o tenente brigadeiro do ar, Damasceno.

Somam-se a isso as demandas para a aviação comercial, a exemplo das companhias Azul e Two Flex, que demonstraram interesse em operar voos a partir de Guarujá, como também de serviços agregados à aviação geral.

Doações

A Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica (Somaero) formalizou a entrega de 300 cestas básicas com itens de higiene para o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS). A doação foi feita por militares da reserva e da ativa e foi recebida pela presidente do FSS, Edna Suman, que também integrou a comitiva.

"Em um momento como este, estarmos unidos para ajudar de alguma forma a cidade, nos faz sentir mais patriotas e cumpridores dos nossos compromissos com a sociedade", destacou o diretor-presidente da Somaero, Reinaldo Papaiordanou.

Para o prefeito Válter Suman, a visita do comandante da Aeronáutica reforçou ainda mais os laços entre Guarujá e a FAB. "Nossa palavra será sempre de gratidão. A viabilização do nosso aeródromo sempre foi prioridade para ambas as instituições e vai garantir desenvolvimento não só para Guarujá,mas para toda a Baixada Santista. A possibilidade do nosso Hospital de Campanha também foi fundamental para garantir um atendimento digno às pessoas no combate à pandemia", completou.