X

Cotidiano

Alagamentos e mato preocupam moradores em Itanhaém

Com as chuvas fortes, um rio, valas e crateras se formaram em um trecho da Rua Joanita Xavier Braz

Nayara Martins

Publicado em 24/01/2021 às 10:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rua Joanita Xavier Braz, no bairro Jardim São Fernando, é uma das que mais sofre com os alagamentos, reclamam moradores / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Moradores enfrentam constantes alagamentos causados pelas chuvas na Rua Joanita Xavier Braz, no bairro Jardim São Fernando, em Itanhaém. Segundo eles, a situação já é bastante antiga e, neste período de chuvas fortes, se agrava devido ao desnível e enormes buracos nas ruas, impedindo a passagem de pedestres e de veículos.

A aposentada Maria Celeste Oliveira da Silva, de 69 anos, que mora no início desta rua há 18 anos, explica a situação. "Esse problema com os alagamentos já acontece há muito tempo e ninguém consegue solucionar. Muitos veículos já atolaram e caíram nos buracos das valas.".

A professora Fátima Manetti, é moradora de Santos, mas desde o início da pandemia está morando no sítio na mesma rua. Com as chuvas fortes, a situação se agravou e há um enorme desnível na rua, impossibilitando o deslocamento de carros, além de se aprofundar e formar um rio. "Já fizemos contato com a Regional do Jardim América, mas até o momento não houve nenhuma providência pela Prefeitura".

Neide Ibelli, que mora na Rua Existente, há 20 anos, também sofre com as enchentes. "Já reclamei com as regionais dos bairros Jardim América e do Gaivota, mas eles não resolvem. Os funcionários passam com as máquinas nas vias e jogam a areia para o lado das valetas, o que piora a situação".

Conta que o seu marido tem Alzheimer e, caso haja uma emergência, não há condições de passar uma ambulância, devido às péssimas condições da rua.

A médica veterinária Claudia Franchini, que mora e trabalha na Rua Ezequiel Correia Araújo, afirma que há muitos casos de cães abandonados e perdidos nas enchentes do bairro. "Estamos formando um grupo de resgate de animais em desastres e devo fazer uma palestra, em breve, aos moradores para ensinar como proteger os seus animais em casos de evasão".

MAIS PROBLEMAS

Além dos alagamentos, os moradores enfrentam outras dificuldades no bairro, como a falta de saneamento básico, de iluminação, de coleta de lixo e de telefonia fixa.

Fátima afirma ainda que a Sabesp fornece água para alguns moradores em pontos diferentes na mesma rua. "Na Rua Joanita Xavier Brás, por exemplo, há moradores no início e no final com o abastecimento de água, mas os demais estão sem o fornecimento", frisa.

OUTRO LADO

Sobre as enchentes na Rua Joanita Xavier Braz, a prefeitura de Itanhaém afirma que as equipes da Secretaria de Serviços e Urbanização já estão na região, realizando serviços de limpeza e roçada e, depois, vão para o bairro Jardim São Fernando. A previsão é que os serviços sejam feitos dentro de 15 dias.

Diz ainda que a coleta de lixo é realizada às quintas-feiras no bairro, mas devido aos alagamentos, o caminhão da coleta de lixo não conseguiu passar e que a prefeitura trabalha para solucionar a questão.

Quanto à falta de iluminação, afirma que o contrato com a empresa anterior expirou e aguarda uma nova licitação para contratar outra empresa.

Já a Sabesp informa que está em andamento no local uma ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP), o que impede a empresa de instalar infraestrutura de saneamento nos imóveis que estão em áreas não regularizadas na região. E que a Sabesp só pode atuar em áreas informais com a ação das prefeituras para a regularização fundiária urbana.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter