X

Cotidiano

Acidentes com pipas em rede elétrica têm alta de 80% em Mongaguá

Segundo concessionária responsável, a brincadeira gerou impacto a 10 mil clientes em vários pontos da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 16/04/2024 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Empinar pipa em locais impróprios não só é perigoso como prejudica o abastecimento de luz / Divulgação

O primeiro trimestre do ano foi marcado pela alta de 80% - em relação ao mesmo período no ano passado - no número de incidentes provocados poe pipas em Mongaguá. Segundo a Neoenergia Elektro, concessionária responsável pelo abastecimento na Cidade, nove casos foram registrados entre janeiro e março deste ano.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Ainda segundo a empresa, a brincadeira provocou impacto a 10 mil clientes, principalmente, dos bairros Agenor de Campos, Jardim Leonor e Balneário Itaoca.

A operação para retirar pipas da rede elétrica é perigosa e demanda tempo com a energia desligada. A empresa reforça apelo à população para que não tente recuperar nada que esteja pendurado na rede elétrica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede. O uso de hastes, varas ou mesmo linha para desenroscar a pipa pode provocar graves acidentes", explica Guilherme Mafra, gerente da Neoenergia Elektro.

A concessionária reforça ainda que soltar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando choques. A brincadeira deve ser em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. Jamais tente retirar uma pipa presa na rede elétrica. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas.

"Em caso de caso rompido, é importante que nunca tente afastar os cabos com as mãos ou com um ferramenta e que se acione imediatamente a distribuidora gerente da Neoenergia Elektro.

Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente a concessionária pelo 0800 701 01 02.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter