Usuários da Uber reclamam de cancelamentos / Divulgação/Uber
Continua depois da publicidade
A Uber chegou ao Brasil em 2014 com a intenção de baratear e facilitar o transporte individual privado de pessoas. Com quase 10 anos de atuação no país, a própria empresa afirma que são mais de 1 milhão de motoristas parceiros trabalhando por aqui, o que deveria resultar em tranquilidade e comodidade aos seus passageiros. Todavia, dezenas de usuários do app que moram em Santos e cidades vizinhas têm relatado um alto número de viagens canceladas minutos após os motoristas a aceitarem, o que gera maior tempo de espera e estresse.
A primeira usuária a procurar a Reportagem do DL para reclamar do problema foi a professora Vanessa Silva Ribeiro (44), que mora na Ponta da Praia, em Santos. Segundo ela, desde meados de setembro/outubro de 2022 os cancelamentos após corridas aceitas têm sido corriqueiros e ela, em muitos momentos, acabou sendo prejudicada.
Continua depois da publicidade
"Em uma das vezes foram quatro cancelamentos em sequência. Eles aceitavam a minha corrida e, quando estavam a poucas quadras de mim, cancelavam e outro motorista a pegava. Só que o tempo de chegada do primeiro era de quatro minutos e acabou sendo de 11 no último. Praticamente toda semana eu passava por essa situação, tanto que até deixei a Uber de lado", conta.
O estudante Daniel Ferraz Lima (23), morador do bairro Parque Bitaru, em São Vicente, diz que esse tipo de problema também tem ocorrido por lá. "O que acho engraçado é que os motoristas cancelam a corrida muitas vezes a poucos metros de nós. Não faz sentido isso. Aceitam, dirigem em nossa direção e mudam de ideia do nada?", questiona.
Continua depois da publicidade
Daniel também disse que, desde janeiro, não utiliza mais a Uber. "Parei, cansei disso. Agora recorro a outros app. Nem tenho mais a Uber instalada no meu celular", reforça.
Em Guarujá as coisas parecem não ser diferentes, segundo a auxiliar administrativa Daniela Mesquita (39).
"Moro em Vicente de Carvalho e trabalho no bairro da Enseada. Dependendo do dia e horário, são várias corridas aceitas e canceladas pouco tempo depois. Já aconteceu do motorista fingir que não me viu, passar por mim e cancelar na mesma hora. Dizem que eles fazem isso quando trabalham para outros aplicativos e aparece uma viagem mais vantajosa do que a nossa. Mas não sei se isso é verdade".
Continua depois da publicidade
Na rua
O jornalista Jeferson Marques, que assina essa matéria, foi para as ruas utilizar o app da Uber para ver se os cancelamentos relatados eram, de fato, constantes. E, infelizmente, a conclusão foi a de que, sim, eram.
Na última semana de janeiro o profissional utilizou o serviço para percorrer diversos bairros de Santos, em horários e dias alternados. E, de sete viagens aceitas pelos motoristas, quatro eram canceladas a poucos metros de o encontrar no ponto de partida marcado no mapa.
Continua depois da publicidade
"Aconteceu na Avenida Ana Costa, Conselheiro Nébias, rua Almirante Barroso e, também, no bairro do Boqueirão. A que mais me chamou a atenção foi a de uma motorista que cancelou a corrida a menos de 20 metros de mim. Ela passou na minha frente, mexendo no celular, e seguiu a rua calmamente, como se nada tivesse acontecido".
Uber
Em conversa por telefone com e complementada através de nota, a Uber disse que tem equipes, processos e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar violações e, quando comprovadas, desativar as contas envolvidas.
Continua depois da publicidade
Confira, na íntegra, a nota da empresa:
Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgam necessário. Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade Uber por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas.
A Uber tem equipes, processos e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar violações e, quando comprovadas, desativar as contas envolvidas.
Continua depois da publicidade