X

Brasil

Comfort, X ou Bag? Entenda as categorias da Uber antes de pedir sua viagem

Muitos usuários ainda têm dúvidas sobre as divisões de categoria do aplicativo

Jeferson Marques

Publicado em 27/01/2023 às 13:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Categorias ainda confundem passageiros e até motoristas / Divulgação/Uber

UberX pode transportar compras de mercado? O Uber Comfort tem ar condicionado obrigatório? O Bag só faz viagens para aeroportos? São muitas as dúvidas de usuários na hora de solicitar o serviço da Uber, serviço de transporte por aplicativo mais popular de todo o mundo.

É por isso que o DL explica para você quais as diferenças de cada categoria da Uber e, assim, te atualiza sobre qual perfil de carro atenderá melhor a sua demanda. 

As informações aqui colocadas foram acessadas e pesquisadas no dia 26 de janeiro de 2023 e, assim, podem sofrer modificações a qualquer momento pela Uber.

UberX

O UberX é a categoria mais popular e com menos taxas. Pode comportar até quatro pessoas no veículo (uma na frente e três atrás) e, normalmente, é atendida por veículos mais básicos. Ligar o ar condicionado durante as viagens é algo a ser conversado entre o motorista e o passageiro, mas não é obrigatório.

Uber Comfort

Já o Uber Comfort conta com carros mais novos, espaçosos e também podem acompanhar até quatro pessoas. Os motoristas que atebdem a categoria Comfort tendem a ser os que recebem melhores avaliações dos usuários. Sobre o ar condicionado, também é uma questão de conversar com o motorista, pois o gasto de combustível acaba sendo maior e, muitas vezes, alguns preferem só ligá-lo em casos extremos. Aqui, também, você pode marcar a opção de que não quer conversar durante a viagem.

Uber Flash

O Uber Flash serve para transportar pequenos objetos ou encomendas. O motorista vai até o seu endereço, retira o pacote e o leva até o destino escolhido. Aqui não é necessário a presença de uma pessoa acompanhando o trajeto e as tarifas tendem a seguir a categoria UberX. Vale lembrar que os objetos não podem valer mais do que R$ 500 ou pesarem mais de 10 kg.

O Uber Fash moto tem a diferença, é óbvio, do serviço ser prestado por um motoqueiro, o que barateia um pouco mais a corrida.

Uber VIP

O Uber VIP é uma categoria exclusiva que só aparece para quem usa o aplicativo mais de 20 vezes em um único mês. Aqui a tarifa segue o UberX, porém, os carros e motoristas que são selecionados são os que tem avaliação mínima de 4,7 dos passageiros. Ou seja, a economia da categoria básica com a comodidade de uma categoria superior. Sobre o ar condicionado, também é uma questão de conversar com o motorista.

Uber Black

Na Uber Black a conversa já muda um pouco de configuração. Aqui os carros precisam ser de alto padrão, pretos e o ar condicionao deve estar ligado em dias quentes (a não ser que o passageiro peça para desligá-lo). Também é obrigatório que o motorista tenha água para oferecer ao seu cliente.

Uber Bag

Essa categoria é para os passageiros que precisam de um porta-malas maior. Normalmente, são aqueles que frequentam aeroportos ou rodoviárias, carregados de bagagens e malas. Aqui é possível escolher entre um Bag simples, com tarifa do X, e um Bag mais luxuoso, com a tarifa do Black. Sobre o ar condicionado, com exceção do Bag Black, também é um fator de conversar com o motorista.

E sobre as compras de supermercado?

Todas as categorias de transporte de passageiros da Uber são autorizadas a transportar compras. Porém, é interessante que o passageiro entre em contato com o motorista no ato da confirmação da viagem, informando a quantidade de sacolas que está carregando e se possui alguma dificuldade e embarque ou desembarque do veículo.

Entenda que, ao transportar compras, o tempo de corrida do motorista é maior, pois vai precisar carregar e descarregar o porta-malas, além de ter (ou não) a preocupação com a entrada e saída do passageiro do carro de forma segura, pois alguns têm dificuldade de locomoção ou limitações físicas, o que torna este tempo ainda maior.

O ideal é que o cliente não saia carregado de tantas compras e, se tiver alguma limitação física, esteja acompanhado, para facilitar toda a prestação do serviço com a devida qualidade e segurança.

Lembre-se de que o motorista da Uber também responde às leis de trânsito e pode sofrer multas ou outras punições até do próprio aplicativo. E tudo o que cair sobre ele, neste sentido, é do bolso dele que sairá. Portanto, o diálogo, a cordialidade e a gentileza são itens indispensáveis para que motoristas e passageiros tenham sempre boas experiências e menos estresse.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Cotidiano

Biquíni com casaco? Litoral de SP terá sol nos próximos dias, mas sem calor

Apesar da presença constante do sol, as máximas não passam dos 23 graus

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter