X

Cotidiano

Ação distribui sal grosso para o combate a dengue no Gonzaga

Cerca de 1 mil saquinhos do produto foram dados para motoristas e pedestres que passavam pela Praça das Bandeiras

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/03/2015 às 23:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O sal grosso é um importante aliado na luta contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, pois em contato com a água parada ele ajuda a desidratar as larvas do inseto. Para disseminar este conhecimento e os benefícios da aplicação do material, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da prefeitura, distribuiu neste sábado (28) cerca de 1 mil saquinhos do produto (300 gramas) para motoristas e pedestres que passavam pela Praça das Bandeiras, no Gonzaga.

De acordo com a educadora da Seção de Controle de Vetores, Elisabeth Charleaux, o sal grosso deve ser colocado dentro de meia calça ou outro tecido fino similar, o qual deve ser amarrado e preso junto a ralos, calhas, marquises, entre outros pontos de acúmulo de água. O produto deve ficar em contato direto com a água e reposto três vezes por semana. “Dentro de ralos também pode-se jogar o sal grosso sem o tecido, mas é preciso ficar monitorando mais vezes por causa das chuvas”.

A aposentada Maria José Moraes, 88 anos, moradora do Gonzaga, aprovou a medida e levou um saquinho de sal grosso para o seu apartamento. “É bom, uma proteção para todos nós”. Já a aposentada Ana Levin, 73 anos, também residente no bairro, usará o produto em área comum do seu prédio. “Vou colocar num corredor bem em frente ao meu apartamento. É muito importante esta ação para ensinar as pessoas a evitarem a dengue”.

O sal grosso distribuído pela prefeitura é uma doação da Codesp e foi retirado das vias e áreas do Porto de Santos, por isso não deve ser utilizado para preparo de alimentos. No entanto, o sal grosso vendido no comércio pode ser aplicado normalmente no combate à dengue.

O sal grosso é um importante aliado na luta contra a proliferação do mosquito (Foto: Divulgação/PMS)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter