X

Cotidiano

Ação de educação ambiental recolhe 11.250 bitucas de cigarro

O material foi recolhido durante mutirão realizado nesta quinta-feira, na Praia do Tombo, em Guarujá.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/02/2013 às 00:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma ação de educação ambiental e recolhimento de microlixo, na Praia do Tombo – Bandeira Azul, na quinta-feira (31). A ação foi realizada em parceria com a Associação dos Quiosques do Tombo, Associação de Futvoley e o Instituto Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Mamíferos Marinhos). Na oportunidade, foi realizada uma varredura da faixa de areia e do calçadão, resultando no recolhimento de 11.250 de bitucas de cigarro, garrafas, tampas de lata, e outros materiais que não são coletados na limpeza de rotina.

A ação contou com apoio das Secretarias de Saúde e Defesa e Convivência Social. Durante a ação, equipes da Secretaria de Saúde (DST-AIDS) fizeram a distribuição de sacolas plásticas, contendo panfletos informativos e preservativos. Também foram realizados exames de sangue no local. Já as equipes da Dengue ajudaram no recolhimento do microlixo , distribuindo folhetos e orientando os frequentadores e turistas  da praia.

Também foram distribuídos cinzeiros ecológicos, sugestão da certificadora do Programa Bandeira Azul e que foram patrocinados por um comerciante local.

Todo material recolhido foi pesado, medido e catalogado. E servirá de base para pesquisas e educação ambiental.

Foi realizada uma varredura da faixa de areia e do calçadão, e 11.250 de bitucas de cigarro foram recolhidas (Foto: Divulgação)

No total, foram recolhidas 11.250 bitucas de cigarro, 0,11 metro cúbico (equivalente a 110 litros) de plástico e pets. Este material, apesar do grande volume, pesou apenas 15,4 quilos; por esse motivo também foi realizado o levantamento volumétrico.

Os dados coletados servirão de base para a confecção de um panfleto educativo informando a população sobre os problemas gerados pelo microlixo na saúde das pessoas e seu impacto no meio ambiente terrestre e marinho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter