X

Coluna

Projeto quer acabar com transporte de animais por navios e outros assuntos

Em Santos, vereador fiscaliza o Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças

LG Rodrigues

Publicado em 15/03/2024 às 08:00

Atualizado em 15/03/2024 às 10:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Transporte de bois por navios pode estar com dias contados / ANDREY CÂMARA / UNSPLASH

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Te lembra algo? Tramita em Brasília, já em caráter conclusivo, mas que ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Projeto de Lei 521/24, proíbe a exportação de animais vivos para abate ou reprodução.

Legislativo. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei da Política Agrícola, que trata do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. "Atualmente, o transporte de animais por via marítima para exportação levanta preocupações", disse o autor da proposta, deputado licenciado Célio Studart (CE). "As condições insalubres e os espaços reduzidos constituem maus-tratos evidentes", criticou.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Lá fora. Alguns países importam bovinos vivos para o abate somente no destino por motivos religiosos. Em 2023, as exportações brasileiras ultrapassaram US$ 474 milhões, o equivalente a 6% das vendas de carne bovina desossada congelada. Atualmente, a Coordenação de Boas Práticas Agropecuárias do Ministério da Agricultura e Pecuária oferece orientações para o transporte de cargas vivas, visando aumentar a segurança, evitar a dor e reduzir o estresse desses animais.

Para os mais esquecidos. A Cidade de Santos sofreu com o forte odor de estrume devido ao transporte de mais de 25 mil animais que passaram pelo Porto com destino à Turquia no primeiro bimestre de 2018. À época, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), investigou e eventualmente multou a Empresa Minerva após o cheiro se espalhar por praticamente toda a Cidade.

Thaís Margarido concorrerá à Prefeitura de Guarujá e outros assuntos

De olho. O vereador santista Paulo Miyasiro foi até o Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças nesta quinta-feira (14) para fiscalizar o espaço.

Abre aspas. "Houve relatos de variação na temperatura da água, o que já está sendo acionada a garantia. Já está em processo a alteração das quadras externas para uma grande quadra 40x20, além de três menores. Além disso, haverá, onde há uma piscina menor, social, uma arena para beach tennis, futvolei e afins. Pedi também por uma melhor iluminação no ginásio".

Ministro Costa Filho na Região e outros assuntos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Quer dançar? Baile da ZN está de volta neste domingo (26), em Santos

Evento é realizado pela Secretaria de Cultura (Secult)

Mongaguá

Moradores queimam pneus em protesto contra falta de energia em Mongaguá; VÍDEO

A ação ocorreu nesta terça-feira (21), em meio a uma operação entre a companhia Neoenergia Elektro e as polícias Militar e Ambiental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter