Repórter da Terra

Ovo de alfarroba e soja é opção para diabéticos e intolerantes na Páscoa

Continua depois da publicidade

Crescem as opções para quem sofre de diabetes e intolerância à lactose e ao glúten.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A alternativa para quem não abre mão de comemorar a Páscoa são os “chocolates” à base de soja e de alfarroba, uma vagem adocicada e semelhante ao feijão que é originária da costa do Mar Mediterrâneo, especialmente da Espanha e do Egito. Na formulação desses alimentos feitos com alfarroba não são utilizados leite e derivados, o que torna esses produtos livres de lactose.

Continua depois da publicidade

Embora tenham carboidrato em sua composição, são alimentos de baixo índice glicêmico porque contém açúcares que são liberados lentamente no organismo, o que mantém a glicemia sob controle. Os ovos de alfarroba também costumam ter índices reduzidos de gordura, o que os transforma em opção mais saudável que os tradicionais, de chocolate.

A alfarroba não contém glúten e possui elevado potencial antioxidante, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, portanto, o fruto pode ser útil no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.

Continua depois da publicidade

O consumidor só precisa ficar atento a um detalhe: os ovos de soja costumam ter alto valor calórico, muito próximo das guloseimas convencionais.

Outro detalhe: adultos e crianças sem restrições alimentares não devem ingerir ovos diet devido ao uso de adoçantes químicos na composição desses produtos. Nutricionistas recomendam que as crianças não devem consumir mais do que 30 gramas de chocolate por dia.

 

Continua depois da publicidade

Café, a segunda bebida

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café e da Embrapa entre novembro de 2013 e outubro de 2014 apontou que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil e está presente em 98% dos lares brasileiros.

 

Continua depois da publicidade

Brasil suspende...

Conforme antecipado por esta coluna, o Ministério da Agricultura suspendeu na terça-feira a importação de maças argentinas. Mas, para surpresa do mercado, Brasília proibiu também a compra de peras e marmelos do país vizinho.

 

Continua depois da publicidade

...importação de pera

O motivo é a suspeita de infestação dos pomares argentinos por uma praga que provocou prejuízos os produtores brasileiros, mas foi erradicada do País em 2014. A praga foi encontrada em carregamentos de maçãs e peras vindos da Argentina.

 

Continua depois da publicidade

Peixe barato...

A 10ª Santa Feira do Peixe começa na segunda-feira e vai até 2 de abril na Ceagesp. O evento acontece das 13 às 21 horas e a entrada será pelo portão 15, na esquina da Avenida Nações Unidas, Marginal Tietê, em São Paulo.

 

Continua depois da publicidade

...paella e caldinhos!

Além de comprar peixes, camarão e mariscos a preços convidativos, quem for à feira poderá degustar um cardápio de frutos do mar com espetinho de meca, caldinho de sururu, sopa de mandioquinha com bacalhau, temaki de salmão, ceviche de Saint Peter, paella marinera, acarajé e bolinho de bacalhau.

 

Continua depois da publicidade

Ofertas na feira
Caqui rama forte, limão taiti, uva isabel, laranja pera, carambola, goiaba, banana nanica, abóbora moranga, chuchu, pepinos caipira e comum, berinjela, abobrinha brasileira, beterraba, batata doce rosada, cará, mandioca, nabo, milho verde, alho poró e repolho verde fecham a semana com preços em queda na Ceagesp.

 

Filosofia do campo:

“Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir o desabafo de um amigo ou o apelo de um irmão”, Mário Quintana (1906/1994), poeta e jornalista gaúcho

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software