X

De olho no Poder

Márcio França explica chapa Lula-Alckmin e garante que será candidato em SP

O ex-governador Márcio França (PSB) confirmou que será candidato ao Governo de São Paulo em 2022, em entrevista a esta coluna na sede estadual do PSB, na zona sul da Capital, na manhã desta sexta-feira (19). “Garanto que serei, se depender da minha vontade”, disse. O líder pessebista também contou em que pé está a negociação da chapa para presidente entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (de saída do PSDB), que ele está sendo figura decisiva na articulação. “O que está havendo agora é assim: levantaram a lebre, mas pensaram que o PT fosse responder ‘imagine, nunca’. Mas então o Lula falou coisas positivas [sobre a união com Alckmin], e teve respostas também positivas. Está ainda distante da situação concreta, mas houve uma embrulhada nacional”. Ele ainda confirmou a informação de que o PSB condicionou a criação da chapa ao apoio do PT em seis estados nas eleições governamentais no próximo ano: São Paulo, Rio, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Acre.

Mais articulações

Apesar de declarações contrárias de dirigentes petistas, o vereador Celso Giannazi (PSOL) não descarta a possibilidade do PT retirar a pré-candidatura de Fernando Haddad ao Governo de São Paulo em 2022 para apoiar Guilherme Boulos (PSOL) ao cargo. Ele afirmou, porém, que essa será uma discussão a ser feita só no próximo ano. “Primeiro, [a intenção] é acabar com essa hegemonia do PSDB de mais de 30 anos, e nunca esteve tão propício. Este é o momento de não rachar o campo progressista, de unir, e então no começo do ano que vem vamos discutir nomes”, disse à coluna.

Produção de queijos

Entrou em vigor nesta sexta-feira a lei que flexibiliza as regras para produção de queijos, mel e outros produtos artesanais de origem animal no estado de São Paulo. A proposta é de autoria do governo João Doria (PSDB) e foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em outubro. “A nova lei, além de atender a demanda do consumidor, traz toda uma criação de riqueza", celebrou Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista do Queijo Artesanal (APQA).

Bom Prato sem atendimento

O Governo de São Paulo negou o pedido da deputada estadual Márcia Lia (PT) para reabrir 30 unidades de restaurantes da rede Bom Prato aos fins de semana e feriados. O funcionamento havia sido expandido para essas datas no ano passado devido à crise social causada pela pandemia, mas foi encerrado em 30 unidades em agosto. “Famílias inteiras dependiam dessas refeições aos fins de semana e agora não sabem como irão se alimentar. É um absurdo que o governo do Estado feche as portas e os olhos para essas pessoas", lamentou a parlamentar.

Proteção aos animais

A Alesp aprovou nesta semana uma proposta que obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicar casos de maus-tratos a animais aos órgãos de segurança pública. De autoria do deputado Bruno Ganem (Podemos), o projeto de lei ainda impõe que a comunicação deve ser feita de imediato, quando a ocorrência estiver em andamento, ou em até 24 horas após a ciência do ocorrido. Caso a obrigação seja descumprida, será cobrada uma multa de 200 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, que atualmente corresponde a R$ 5,8 mil.

Foto: Ettore Chiereguini

Por Bruno Hoffmann

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter