X

Nilton C. Tristão

A resiliência bovina

Para Carl Schmitt, “a política consiste, antes de tudo, em identificar o inimigo”. Isto posto, em 2022 teremos a disputa do pleito presidencial de inigualável relevância desde a redemocratização do país em 15 de janeiro de 1985. Pelos indicativos, até o momento, a contenda aponta para a polarização entre o ex-presidente Lula e o vigente mandatário, Jair Bolsonaro, episódio decorrente do plausível esvaziamento da chamada terceira via.

Entre as estratégias de duelo, o petista tentará expandir a sua presença entre os setores de esquerda, progressistas e os defensores do liberalismo social; à proporção que Jair amplificará a atividade da militância extremista que o defende no universo das mídias digitais, inclusive, fortalecendo a mobilização de segmentos situados nos campos mais reacionários, utilizando-se de abordagens singularizadas quanto aos riscos derivados do retorno do Partido dos Trabalhadores ao poder.

A partir deste contexto, necessitamos relembrar que o bolsonarismo, na qualidade de arquétipo de um movimento populista conservador, optou por aderir às práxis de indivíduos como Steve Bannon, Milo Yiannopoulos, Arthur Finkelstein, Casaleggio, entre outros artífices de concepções que: desconsideram o peso da veracidade nos fatos disseminados; acreditam que o ressentimento e o medo são fontes ideais na incitação ao ódio, racismo, sexismo, misoginia, homofobia e sectarismo; utilizam os algoritmos e Big Datas como as vias expressas que assinalam o percurso aos revoltosos.

Em um cosmo onde a fidelidade doutrinária se sobrepõe à diversidade inclusiva, defender de modo intransigente o líder messiânico independente das inconsistências lógicas, torna-se uma missão digna de um verdadeiro cavaleiro templário em plena guerra santa, ou seja, gamers da realidade cibernética que elevaram as práticas de intimidações e insultos à condição de cepa comportamental.

A essência desse mecanismo impede o espaço a formuladores, uma vez que o status de maior valoração nessa engrenagem são os “compartilhadores”, internautas que atuam como carteiros na distribuição das correspondências vinda do “escritório central”, uma linha de produção determinada a dar vazão à produção de vídeos e posts que desdenham da competência feminina, fazem a defesa de vermífugos como fármacos capazes de combater a pandemia de Sars-Cov-2, falseiam informações a respeito da eficácia das vacinas, atacam a honra de adversários, distorcem circunstâncias e eventos históricos, desprezam a importância das instituições e relativizam a imperiosidade do estado democrático de direito, pois a cola que une essa intrincada rede encontra-se na animosidade comungada pelo establishment e de toda a cultura do “politicamente correto”.

Deste jeito, mesmo estando como favorito nas pesquisas de intenção de voto, Lula carrega a desvantagem de estar submetido à difusão do discurso racional que busca engendrar consensos civilizatórios, caso contrário, jamais lograria êxito em unificar tantas esferas divergentes em opiniões, mas que dividem a motivação pelo estanque da síndrome demencial coletiva.

Além disso, conforme Lula, Doria, Ciro, Moro, Simone e os demais postulantes podem contar com o apoio do simpatizante que deseja vencer o adversário no processo eleitoral, Bolsonaro tem a seu dispor uma legião beligerante disposta ao enfrentamento, que enxerga os diferentes como desventurados que devem ser extirpados da agenda representativa nacional. Tanto que, não por acaso, a próxima conferência do séquito está indicada para o dia 31 de março, ocasião que nos remete à ruptura constitucional incidida em 1964. Assim, “durma-se com um barulho desses”.

Nilton C. Tristão
Cientista Político

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter