X

Brasil

Morto na véspera das eleições, prefeito é reeleito com 60%

Antônio Claret Mota Esteves (PV) era prefeito em Passa Quatro (MG) e concorria à reeleição

Folhapress

Publicado em 16/11/2020 às 18:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito estava internado há 15 dias e teve um infarto / Reprodução/Redes Sociais

Antônio Claret Mota Esteves (PV), então prefeito de Passa Quatro (MG) e candidato à reeleição, morreu aos 62 anos no sábado (14), véspera do pleito, mas terminou reeleito com 60,8%, o equivalente a 5.638 votos.


Os outros dois candidatos que concorriam a disputa, Betinho Paiva (DEM) e Dr. Aledson (PSC), ficaram respectivamente com 35,6% (3.302 votos) e 3,59% (333 votos).


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o PV apresentou pedido de substituição ainda no sábado, indicando o atual vice-prefeito da cidade, Henrique Nogueira Gonçalves, como novo candidato a prefeito.


O candidato a vice, Marco Torres, vereador pelo PV e que concorria junto com Claret, foi mantido na chapa.


A decisão pela chapa com Henrique e Marco Torres foi anunciada nas redes sociais da campanha, ainda no sábado, junto a um vídeo com cenas de bastidores de Claret. Mas não houve tempo de substituir o candidato nas urnas.


O processo para validação da chapa segue o processo normal de registro de candidatura, segundo o TRE: o partido informa os candidatos, a zona eleitoral publica edital com as informações, corre prazo de cinco dias para impugnação e, depois do prazo, o juiz eleitoral analisa o pedido de registro.


Se o pedido for deferido, eles estarão eleitos, validando os votos deste domingo (15). Como a chapa obteve mais de 50% dos votos válidos, caso seja indeferido, haverá uma nova eleição no município.


Claret foi vereador em Passa Quatro, presidente da Câmara, vice-prefeito, perdeu a disputa para prefeito em 2012 e venceu em 2016, assumindo a cadeira pela segunda vez.


O PV publicou uma nota de pesar em seu site, ainda no sábado, salientando a importância de Claret como quadro histórico do município, onde foi o primeiro prefeito eleito após a redemocratização, aos 28 anos, em 1986.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter