X

Brasil

Mochilão no Nordeste: a viagem inesquecível que cabe no bolso

O dólar subiu, o euro está caro. Talvez seja a hora de rever os planos das férias e trocar o mochilão no exterior por uma trip doméstica

Da Reportagem

Publicado em 14/05/2019 às 16:04

Atualizado em 15/05/2019 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Praia do Futuro é um dos destinos possíveis / Divulgação/Governo do Ceará

Muitas pessoas sonham em fazer um mochilão. Mas no momento de tirar o desejo do papel, se deparam com preços do dólar e do euro nada animadores. Adiar o sonhado mochilão no exterior e escolher desbravar o Brasil gastando menos pode ser a melhor decisão em momentos como este. Engana-se quem pensa que a viagem será menos recompensadora. Com passagens aéreas mais baratas, hospedagens alternativas e destinos incríveis, o Nordeste brasileiro é uma opção que nunca decepciona.
 
Nosso paraíso nordestino é famoso pelos cenários deslumbrantes, gastronomia única e povo acolhedor. Em um mesmo roteiro, é possível curtir praia, cachoeira, trilha, esporte de aventura e vivenciar culturas e estilos de vida diferentes. É possível conhecer mais de um estado na mesma viagem, mas escolher apenas um para explorar suas maravilhas com mais tempo também é uma ótima ideia para os amantes da mochila. 
Passagens aéreas 
 
Tem uma lenda que diz: "Viajar para o Nordeste é mais caro que para o exterior". Provavelmente, para quem deixar os preparativos para última hora, os preços das passagens aéreas podem assustar. Então, neste caso, vale a recomendação: sempre comprar com antecedência e de preferência fora das altas temporadas (outubro é uma boa opção!). Uma boa dica para achar o melhor preço, é colocar alertas nos sites especializados, incluindo os portais que vendem passagens aéreas com tarifas inteligentes, como a MaxMilhas, no qual é possível encontrar ótimos descontos em relação às companhias aéreas.
 
Hospedagem 
 
Luxo para que, não é mesmo? Se o viajante estava disposto a dormir em hostels na Europa não tem motivos para rejeitar os precinhos dos albergues domésticos. Nos sites especializados em hospedagem é fácil encontrar o conforto desejado com o preço que a conta bancária suporta. O plus de ficar em um hostel é que sempre há oportunidades de fazer amizade com gente do mundo todo e, quem sabe até, já amarrar uma possível hospedagem de graça na próxima viagem pelo Brasil ou exterior. 
 
Transporte
 
Economizar nas passagens aéreas e na hospedagem já vai ajudar a sobrar dinheiro para os passeios e deslocamentos, mas em alguns lugares, essa é a parte acaba pesando no bolso. Se a viagem for em turma, a dica é conferir se vale a pena alugar carro. Afinal, com GPS e espírito aventureiro dá pra chegar em qualquer lugar. Se for a dois, essa conta pode não fechar, então vale investigar como os nativos sem carro se locomovem na região. Usar transporte coletivo sempre que possível é uma ótima ideia. 
 
Destinos
 
São dezenas de destinos maravilhosos, o que pode tornar difícil a escolha. Seguem cinco opções de roteiros clássicos garantidos para um mochilão inesquecível.
 
1. O Ceará tem um dos litorais mais bonitos do Brasil.  Com ventos abundantes, o local é ótimo para a prática de esportes náuticos, como Kitesurf.  Vale incluir no roteiro Praia do Futuro (e Fortaleza) e Canoa Quebrada. Jericoacoara é a dica de ouro: Pedra Furada, Tatajuba e Lagoa do Sossego são passeios imperdíveis.
 
1. Em uma mesma viagem dá para conhecer Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Tamandaré (PE), Maragogi (AL) e João Pessoa (PB). Esse é o roteiro perfeito para quem gosta de relaxar na praia, mergulhar em piscinas naturais e ainda aproveitar os passeios culturais. 
 
1. O Sul da Bahia é o paraíso das praias, vilarejos e baleias. Para quem busca um pouco mais de agito, Porto Seguro, Trancoso e Arraial D’ajuda são destinos ideais.. Para os mais sossegados, as dicas são Caraíva (na baixa temporada), Cumuruxatiba e Corumbau.
 
1. Ilhéus, Itacaré e Morro de São Paulo é mais um roteiro clássico da Bahia.  O que mais encanta nessa viagem é a possibilidade de conhecer praias, fazer trilhas e, em um mesmo dia, tomar um banho de cachoeira.
1. Lençóis e Chapada Diamantina (BA).  Esse é o destino certo para os mais aventureiros Dá pra fazer muita trilha,  conhecer cachoeiras, paisagens deslumbrantes, uma gruta com piscina de água azul  e uma diversidade incrível de fauna e flora.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter