Mochilão no Nordeste: a viagem inesquecível que cabe no bolso

O dólar subiu, o euro está caro. Talvez seja a hora de rever os planos das férias e trocar o mochilão no exterior por uma trip doméstica

Comentar
Compartilhar
14 MAI 2019Por Da Reportagem16h04
A Praia do Futuro é um dos destinos possíveisFoto: Divulgação/Governo do Ceará
Muitas pessoas sonham em fazer um mochilão. Mas no momento de tirar o desejo do papel, se deparam com preços do dólar e do euro nada animadores. Adiar o sonhado mochilão no exterior e escolher desbravar o Brasil gastando menos pode ser a melhor decisão em momentos como este. Engana-se quem pensa que a viagem será menos recompensadora. Com passagens aéreas mais baratas, hospedagens alternativas e destinos incríveis, o Nordeste brasileiro é uma opção que nunca decepciona.
 
Nosso paraíso nordestino é famoso pelos cenários deslumbrantes, gastronomia única e povo acolhedor. Em um mesmo roteiro, é possível curtir praia, cachoeira, trilha, esporte de aventura e vivenciar culturas e estilos de vida diferentes. É possível conhecer mais de um estado na mesma viagem, mas escolher apenas um para explorar suas maravilhas com mais tempo também é uma ótima ideia para os amantes da mochila. 
Passagens aéreas 
 
Tem uma lenda que diz: "Viajar para o Nordeste é mais caro que para o exterior". Provavelmente, para quem deixar os preparativos para última hora, os preços das passagens aéreas podem assustar. Então, neste caso, vale a recomendação: sempre comprar com antecedência e de preferência fora das altas temporadas (outubro é uma boa opção!). Uma boa dica para achar o melhor preço, é colocar alertas nos sites especializados, incluindo os portais que vendem passagens aéreas com tarifas inteligentes, como a MaxMilhas, no qual é possível encontrar ótimos descontos em relação às companhias aéreas.
 
Hospedagem 
 
Luxo para que, não é mesmo? Se o viajante estava disposto a dormir em hostels na Europa não tem motivos para rejeitar os precinhos dos albergues domésticos. Nos sites especializados em hospedagem é fácil encontrar o conforto desejado com o preço que a conta bancária suporta. O plus de ficar em um hostel é que sempre há oportunidades de fazer amizade com gente do mundo todo e, quem sabe até, já amarrar uma possível hospedagem de graça na próxima viagem pelo Brasil ou exterior. 
 
Transporte
 
Economizar nas passagens aéreas e na hospedagem já vai ajudar a sobrar dinheiro para os passeios e deslocamentos, mas em alguns lugares, essa é a parte acaba pesando no bolso. Se a viagem for em turma, a dica é conferir se vale a pena alugar carro. Afinal, com GPS e espírito aventureiro dá pra chegar em qualquer lugar. Se for a dois, essa conta pode não fechar, então vale investigar como os nativos sem carro se locomovem na região. Usar transporte coletivo sempre que possível é uma ótima ideia. 
 
Destinos
 
São dezenas de destinos maravilhosos, o que pode tornar difícil a escolha. Seguem cinco opções de roteiros clássicos garantidos para um mochilão inesquecível.
 
1. O Ceará tem um dos litorais mais bonitos do Brasil.  Com ventos abundantes, o local é ótimo para a prática de esportes náuticos, como Kitesurf.  Vale incluir no roteiro Praia do Futuro (e Fortaleza) e Canoa Quebrada. Jericoacoara é a dica de ouro: Pedra Furada, Tatajuba e Lagoa do Sossego são passeios imperdíveis.
 
1. Em uma mesma viagem dá para conhecer Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Tamandaré (PE), Maragogi (AL) e João Pessoa (PB). Esse é o roteiro perfeito para quem gosta de relaxar na praia, mergulhar em piscinas naturais e ainda aproveitar os passeios culturais. 
 
1. O Sul da Bahia é o paraíso das praias, vilarejos e baleias. Para quem busca um pouco mais de agito, Porto Seguro, Trancoso e Arraial D’ajuda são destinos ideais.. Para os mais sossegados, as dicas são Caraíva (na baixa temporada), Cumuruxatiba e Corumbau.
 
1. Ilhéus, Itacaré e Morro de São Paulo é mais um roteiro clássico da Bahia.  O que mais encanta nessa viagem é a possibilidade de conhecer praias, fazer trilhas e, em um mesmo dia, tomar um banho de cachoeira.
1. Lençóis e Chapada Diamantina (BA).  Esse é o destino certo para os mais aventureiros Dá pra fazer muita trilha,  conhecer cachoeiras, paisagens deslumbrantes, uma gruta com piscina de água azul  e uma diversidade incrível de fauna e flora.

Colunas

Contraponto