FEMINICIDIO

Em época de festas, população deve ter cuidado com a rede elétrica e fogueiras

Um dos assuntos que requer atenção redobrada na organização é a montagem das barracas

Comentar
Compartilhar
06 JUN 2019Por Da Reportagem18h34
fogueiras devem ser feitas mantendo sempre uma distância segura da rede de distribuiçãoFoto: Agência Brasil

As festas juninas estão chegando e com elas as barracas, bandeirinhas, comidas típicas, jogos e fogueiras. No entanto, antes de iniciar a montagem de estrutura das quermesses e cerimônias, a população deve tomar certos cuidados com rede elétrica que podem garantir a segurança e o bem-estar de todos. 

Um dos assuntos que requer atenção redobrada na organização é a montagem das barracas. A presença de um especialista em eletricidade é primordial para checagem das instalações elétricas do local. As áreas em que serão realizadas as comemorações também devem ser escolhidas observando-se todos os cuidados para garantir a segurança, de modo que palanques, palcos e fogueiras sejam acomodados mantendo sempre uma distância segura da rede de distribuição. 

Outro assunto preocupante durante a Festa Junina é a prática de soltar balões. Ao atingir o sistema elétrico, os balões podem provocar graves acidentes e causar queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão, geraria a interrupção no fornecimento de energia para um grande número de consumidores. 

A iniciativa de conscientização faz parte da campanha Guardião da Vida, que convoca os clientes e prestadores de serviço a se tornarem parte do esforço de sensibilização da comunidade para a preservação da vida. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica, além de fornecer importantes dicas sobre segurança. 

“Em período de festas juninas, em que muitas pessoas saem às ruas para se divertir, é muito importante que estejam conscientes sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas", ressalta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia. 

Veja as dicas da CPFL para garantir a segurança no período de Festas Juninas:

Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.

Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, em contato com a rede elétrica, podem provocar graves acidentes.

Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes ou cabos e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica.

Nunca acender fogueiras perto da rede elétrica. A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia.

Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.

Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes de montar a festa.

É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).

Colunas

Contraponto