X

Brasil

Em época de festas, população deve ter cuidado com a rede elétrica e fogueiras

Um dos assuntos que requer atenção redobrada na organização é a montagem das barracas

Da Reportagem

Publicado em 06/06/2019 às 18:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

fogueiras devem ser feitas mantendo sempre uma distância segura da rede de distribuição / Agência Brasil

As festas juninas estão chegando e com elas as barracas, bandeirinhas, comidas típicas, jogos e fogueiras. No entanto, antes de iniciar a montagem de estrutura das quermesses e cerimônias, a população deve tomar certos cuidados com rede elétrica que podem garantir a segurança e o bem-estar de todos. 

Um dos assuntos que requer atenção redobrada na organização é a montagem das barracas. A presença de um especialista em eletricidade é primordial para checagem das instalações elétricas do local. As áreas em que serão realizadas as comemorações também devem ser escolhidas observando-se todos os cuidados para garantir a segurança, de modo que palanques, palcos e fogueiras sejam acomodados mantendo sempre uma distância segura da rede de distribuição. 

Outro assunto preocupante durante a Festa Junina é a prática de soltar balões. Ao atingir o sistema elétrico, os balões podem provocar graves acidentes e causar queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão, geraria a interrupção no fornecimento de energia para um grande número de consumidores. 

A iniciativa de conscientização faz parte da campanha Guardião da Vida, que convoca os clientes e prestadores de serviço a se tornarem parte do esforço de sensibilização da comunidade para a preservação da vida. O objetivo é alertar a população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica, além de fornecer importantes dicas sobre segurança. 

“Em período de festas juninas, em que muitas pessoas saem às ruas para se divertir, é muito importante que estejam conscientes sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas", ressalta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia. 

Veja as dicas da CPFL para garantir a segurança no período de Festas Juninas:

Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.

Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, em contato com a rede elétrica, podem provocar graves acidentes.

Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes ou cabos e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos, em sua confecção, próximos da rede elétrica.

Nunca acender fogueiras perto da rede elétrica. A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia.

Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.

Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes de montar a festa.

É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter