X

Brasil

Devastador, documentário da Netflix acusa indústria da pesca por apocalipse climático

Seaspiracy destrói a indústria da pesca, a quem classifica como a 'máquina da morte'

Artigo

Publicado em 09/05/2021 às 07:58

Atualizado em 09/05/2021 às 12:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Seaspiracy faz o telespectador sentir náuseas antes mesmo de consumir frutos do mar / Divulgação

Lançado no final de março pela Netflix, provedora de filmes e séries da Califórnia, o documentário acusa o setor de ser o maior responsável pelo apocalipse climático previsto como consequência do aquecimento global. E sobram farpas até para empresas que certificam de maneira fraudulenta barcos que praticam a chamada “pesca sustentável”. Outro alvo são ONGs famosas internacionalmente, como WWF, Oceana e The Nature Conservancy, acusadas de conivência com os crimes praticados contra o Planeta pela pesca predatória. Em resumo: com 89 minutos de duração, Seaspiracy faz o telespectador sentir náuseas antes mesmo de consumir frutos do mar. E reforça o sentimento de que comer carne (seja qual for) é um ato irracional.

Produzido pelo norte-americano Kip Andersen e pelo britânico Ali Tabrizi, o documentário choca ao explicar com números e gráficos que nenhuma outra indústria matou tantos animais em toda história da humanidade. Seaspiracy cita também que até 2048 não haverá mais vida nos oceanos, conforme estudo publicado na revista científica Science. Segundo a produção, os barcos da pesca industrial retiram do mar 2,7 trilhões de peixes a cada ano. Desse montante, 50% não têm qualquer valor comercial e acaba devolvido aos oceanos depois de capturado em redes de pesca, mas já sem vida.

Seaspiracy choca ainda mais quando mostra todo o estrago causado por redes de arrasto “capazes de engolir até 13 aviões ao mesmo tempo”. Esses petrechos puxados por uma frota de 4,6 milhões de barcos arrasam todas as formas de vida desde a superfície até o assoalho marinho. E isso inclui as florestas de algas. Pelos cálculos dos cineastas, as redes de arrasto exterminam por minuto uma área equivalente a cinco mil campos de futebol nos mares do Planeta. E as florestas submarinas absorvem 20 vezes mais dióxido de carbono (CO2) que as matas tropicais.

Em tempo: o CO2 é o principal causador do aquecimento global e só 0,5% da área dos oceanos é protegida atualmente contra a pesca industrial...

‘De um lado esse Carnaval...
Divulgado nesta semana, o relatório Global Network Against Food Crisis da FAO/ONU revelou que pelo menos 155 milhões de pessoas sofreram com insegurança alimentar aguda em 55 países no ano passado. O documento revela um aumento implacável da fome no mundo desde 2017 - primeira edição do relatório.

...do outro a fome total’
Na mesma semana, foi posto à “venda privada” uma garrafa de vinho tinto francês da marca Petrus avaliado em U$ 1 milhão. O vinho é da safra 2000 e foi produzido perto de Bordeaux. A garrafa integra um lote com outras 12 que foram envelhecidas durante 14 meses na Estação Espacial Internacional. A venda deve superar o recorde do italiano Romanée-Conti, safra 1945, comercializado por US$ 558 mil.

Filosofia do campo:
“As revoluções são a locomotiva da história”, Karl Marx (1818/1883), filósofo, sociólogo e economista alemão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter