X

Brasil

Condomínios devem se preparar para festas de fim de ano

Especialista em Direito Condominial, Rodrigo Karpat dá dicas de como condomínios podem evitar problemas causados no Natal e Ano novo

Da Reportagem

Publicado em 06/12/2021 às 21:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os condomínios em grandes centros urbanos devem orientar os moradores com relação às viagens de fim de ano / Divulgação

O período de dezembro é o momento mais importante de confraternização do ano. No entanto, ele pode trazer problemas para os administradores de condomínios dado ao excesso de pessoas, aglomerações e diferentes questões pessoais. Segundo o especialista em Direito Condominial, Rodrigo Karpat, é possível se antecipar para evitar ou minimizar os conflitos nesta época do ano.

Os condomínios em grandes centros urbanos devem orientar os moradores com relação às viagens de fim de ano. "Se for viajar, deixe as chaves com um familiar e avise o zelador, nunca deixe as chaves na portaria", recomenda Karpat. E para aqueles que vão deixar o apartamento vazio por um período o ideal é seguir as recomendações abaixo:

1- Não deixe as janelas abertas, pois os meliantes identificam que o apartamento está vazio com facilidade e você poderá ser alvo de furto;

2- Desligue os eletrodomésticos, tire carregadores da tomada;

3- Certifique-se que o gás esteja fechado;

4- Lembre-se que a guarda da sua unidade é de sua responsabilidade. Reforce as trancas se necessário;

5- Avise o condomínio caso exista alguma limpeza ou serviço previamente agendado, do contrário avise que ninguém está autorizado a ingressar em sua unidade.

 

Visitantes

Já os condomínios que irão receber os moradores e visitantes no litoral ou no interior, devem reforçar as regras do Regimento Interno e convenção. Para Karpat, uma opção é "criar regras e/ou dicas transitórias para o bom convívio no final do ano".

Para os condomínios que alugam suas unidades, também recomenda-se a utilização de aplicativos específicos, que podem direcionar o negócio para o cliente ideal e ciente das regras do local. Além disso, as recomendações abaixo também podem ser úteis.

1- Não deixe chaves na portaria;

2- Avise por escrito se a sua unidade for alugada e informe o nome dos ocupantes;

3- Proíba bebidas em áreas comuns;

4- Evite a locação de salões de festas no Natal e Réveillon;

5- Reforce a segurança interna;

6- Ajuste e aprimore o sistema de controle de acesso;

7- Contrate monitores que para crianças, aulas de hidroginástica, estimule futebol, e demais práticas esportivas no condomínio;

8- Reforce o treinamento com os funcionários.

"Lembrando que a pandemia não acabou e que para a segurança de todos, o ideal é sempre cumprir as regras de distanciamento social e o uso de máscara nas áreas comuns", finaliza Rodrigo Karpat.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter