X

Brasil

Com Exército nas ruas, movimento de familiares de PMs segue no ES

Os militares assumiram o policiamento no Espírito Santo, onde um movimento de familiares de policiais militares impede que as viaturas saiam dos batalhões

Folhapress

Publicado em 07/02/2017 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo federal enviou nesta segunda-feira (6) militares das Forças Armadas e 200 soldados da Força Nacional ao Espírito Santo / Reprodução/Facebook Governo do ES

Caminhões do Exército já podiam ser vistos circulando desde a noite desta segunda-feira (6) em Vitória. Os militares assumiram o policiamento no Espírito Santo, onde um movimento de familiares de policiais militares impede que as viaturas saiam dos batalhões.

No quartel do comando-geral na capital capixaba, cerca de 20 familiares -entre mulheres, mães e amigos- de policiais estavam reunidos em uma barraca em frente ao portão.

O grupo afirmou à reportagem que irá passar a noite ali, como vem fazendo desde sábado (4) pela manhã. Há no local uma espécie de cozinha e, segundo as mulheres, doações de comida são feitas por vizinhos e simpatizantes do movimento.

"O protesto surgiu da necessidade de que os policiais ganhem um salário melhor", disse uma das mulheres. "Como eles não podem fazer greve, nós organizamos o movimento."

A Constituição proíbe que policiais militares entrem em greve.

Segundo o grupo, o movimento foi organizado através de ligações entre os familiares e das redes sociais.

Os familiares fizeram questão de ressaltar que o movimento não tem o apoio das associações de policiais militares.

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, no entanto, considerou o movimento como uma "greve branca" ou "velada" dos policiais e determinou uma multa de R$ 100 mil para cada associação por cada dia sem policiamento.

Apesar da decisão, os familiares afirmam que irão manter o movimento. O governo, por outro lado, só aceita conversar quando o policiamento for retomado.

No aeroporto, desde as 18h, quando termina o expediente da Polícia Civil no local, agentes da Polícia Federal realizam a segurança fortemente armados.

Algumas lojas contrataram seguranças particulares para evitar arrombamentos e saques. Identificados com coletes, eles vigiavam na calçada durante a noite.

O governo federal enviou nesta segunda-feira (6) militares das Forças Armadas e 200 soldados da Força Nacional ao Espírito Santo como reforço, para tentar ajudar a conter a onda de violência no Estado. As tropas chegaram à capital Vitória no início da noite.

Desde sábado, cidades do Espírito Santo vivem um clima de tensão, com arrastões, assaltos e roubo à lojas. O número de mortes em três dias chegou a mais de 50. No ano passado, a média de homicídios por mês ficou em 98.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter