X

Brasil

Com 30 mil autuações por dia, multas de trânsito caem na capital paulista

A capital paulista registrou 884 mortes no trânsito em 2018, apenas uma a menos do que no ano anterior

Estadão Conteúdo

Publicado em 02/04/2019 às 21:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foram cerca de 10,9 milhões de multas lavradas ao longo do ano passado / Agência Câmara

A quantidade de multas de trânsito registradas na cidade de São Paulo caiu 18,46% em 2018, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Transporte. A Prefeitura não divulgou o balanço das mortes no trânsito, mas boletins do governo estadual mostram que o número de vítimas ficou estável no período. 

Foram cerca de 10,9 milhões de multas lavradas ao longo do ano passado - uma média de 30 mil por dia -, ou 2,4 milhões de autuações a menos na comparação com 2017. A reincidência e a quantidade de veículos penalizados também caiu.

No ano passado, cerca de 27% da frota de veículos paulistana respondeu por todas as multas registradas - no ano anterior, eram 30%. A maior parte das autuações ocorreu por excesso de velocidade (40% das multas) e desrespeito ao rodízio municipal de veículos (22%). 

Mortes

Segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (Infosiga), mantido pelo governo estadual, a capital paulista registrou 884 mortes no trânsito em 2018, apenas uma a menos do que no ano anterior. Isso apesar do crescimento de 18% nas mortes de motociclistas (360, no total), após três anos de queda. 

No início de 2019, ainda segundo o Infosiga, houve crescimento no número de mortes. Nos dois primeiros meses do ano, a cidade registrou 147 vítimas fatais em ocorrências no trânsito - alta de 13% em relação ao primeiro bimestre 2017, e de 18% ao mesmo período do ano passado. 

Isso ocorreu com a alta em janeiro, quando foram registradas 87 mortes no trânsito. Foram 30 a mais do que em janeiro do ano passado, e 28 a mais do que no mesmo mês de 2017. Em fevereiro, houve queda no número de vítimas fatais - um total de 60 mortes neste ano, sete a menos do que em fevereiro de 2018 e nove a menos do que no ano anterior. No total, os dados do Infosiga ainda mostram aumento nas mortes durante o bimestre.

No Painel Mobilidade Segura, mantido pela Prefeitura de São Paulo, um aviso diz que o número de mortes em 2017 na capital está em processo de revisão. Quanto à estatística de 2018, não há informações. 

A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura para esclarecer o problema. Em nota, a Secretaria Municipal de Transporte diz que investe "em políticas de conscientização, valorização da vida e prevenção de acidentes".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter