LITERATURA

Série de lives de escritor busca incentivar a leitura na Baixada Santista

Autor Marcos Martinz tem novo encontro nesta quinta (20), às 19 horas 

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2022 às 17:30

Compartilhe:

Marcos Martinz está realizando uma série de lives descontraídas com a presença de convidados especiais / Divulgação

Desmitificar o mercado dos livros e incentivar a leitura. Esses são os principais objetivos do escritor Marcos Martinz, do litoral paulista, com seu projeto "A Fantástica Fábrica de Livros". O autor está realizando uma série de lives descontraídas com a presença de convidados especiais. Nesta quinta (20), às 19 horas, a convidada será Cássia Carduci, autora best-seller na Amazon.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Todas as transmissões acontecem no YouTube do Departamento de Educação de Mongaguá, sendo utilizada pela rede municipal de ensino do município e aberta ao público em geral.

Além de Pedro Bandeira, um dos maiores autores de livros infanto-juvenis do país, ter realizado a estreia do projeto, as lives tiveram como convidados a escritora Bianca Jung (referência nos livros de fantasia), a CEO do Grupo Ciranda Cultural, Clécia Aragão, e a produtora cultural Heloísa Melo. Os bate-papos têm pautas variadas, que trazem informações desde se existe receita para o livro perfeito até como participar de editais na literatura, mas sem perder a diversão no projeto.

Marcos Martinz explica como idealizou o projeto. “Tive a oportunidade de lançar dois livros (“Até que a Morte nos Ampare” e “Mortinha da Silvia”) e percebi a dificuldade para publicá-los.

Enxerguei esse problema e notei que poderia contribuir e passar um pouco da minha experiência nesse cenário. Será uma troca de experiência bem bacana e tenho certeza que os convidados também trarão uma grande bagagem nos assuntos escolhidos”, conta o autor.

As coordenadoras das Áreas de Arte e de Língua Inglesa do Departamento de Educação de Mongaguá, Ana Flávia Nascimento Costa e Ariane Alves Macedo, respectivamente, esclareceram como o material está sendo utilizado no município.

"As lives serão destinadas aos professores das áreas de linguagem em horário de formação continuada (HFC) e pelos alunos em horário de aula. A culminância da proposta é colaborativa a um projeto de leitura ‘Quem lê seus Males Espanta’ iniciado pelo município e a intenção é ofertar aos alunos a possibilidade de escrita de um livro", salienta Ana Flávia, lembrando que ambos os livros publicados de Marcos, “Até que a Morte nos Ampare” e “Mortinha da Silvia”, também são utilizados por Mongaguá.

O escritor cita ainda que aqueles que estão acompanhando todas as transmissões terão direito a um e-book especial. “Ofertaremos gratuitamente esse material que mostrará como lançar seu livro e chamar atenção das editoras, bastando apenas preencher um formulário. É uma forma de incentivar e possibilitar a entrada no mercado pelos participantes”, completa Martinz.

Confira a programação completa:
15/09 - 19h: A receita do livro perfeito existe? – Pedro Bandeira
22/09 - 19h: Os deliciosos livros de fantasia – Bianca Jung
29/09 - 19h: O bilhete dourado para escritores – Clécia Aragão
06/10 – 19h: O universo dos editais na literatura – Heloísa Melo
20/10 – 19h: Os independentes de sucesso – Cássia Carducci

A Fantástica Fábrica de Livros é uma proposta premiada pelo Proac, edital 32/2021, sendo uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Mongaguá através das Diretorias de Cultura e Educação e produção de Marcos Martinz. 

AUTOR.
Morador da Baixada Santista, Marcos Martinz tem 21 anos e dois livros publicados pela Editora Ciranda Cultural. O jovem, que sofreu de depressão em sua adolescência e utilizou a escrita como refúgio, que, posteriormente, virou o livro “Até que a Morte nos Ampare” ao abordar o tema de forma leve. Já “Mortinha da Silvia” trata da temática do luto infantil, com ambos possibilitando o diálogo sobre o assunto no ambiente escolar e familiar. O escritor pode ser encontrado nas redes sociais com o @eumarcosmartinz

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

FIQUE ATENTO

Sistema Anchieta-Imigrantes está com operação 5x3 em vigor

Para a descida os motoristas devem usar a pista sul da Anchieta e pista sul da Imigrantes; já para subida a opção é a pista norte da Imigrantes

PLEITO MUNICIPAL

Eleições 2024: convenções partidárias se iniciam neste sábado

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter