Cultura

11ª Festa do Livro acontece no dia 13 de agosto em Santos 

Será na Estação da Cidadania de Santos com o tema "Literatura e Resistência", das 14 às 21h

Da Reportagem

Publicado em 10/08/2022 às 14:51

Compartilhe:

11ª Festa do Livro acontece no dia 13 de agosto em Santos  / Foto: Divulgação

Literatura e Resistência é o tema da 11ª Festa do Livro, na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340), que acontece no dia 13 de agosto (sábado), das 14 às 21h. Em um dia emblemático de celebração e resistência, escritores, escritoras e artistas terão a oportunidade de trocar experiências e celebrar a vida, uma vez que, em 2021 só foi possível a versão on-line, por causa da pandemia da covid-19. 

A edição de 2022 homenageará o jornalista e escritor Marcus Vinicius Batista (in memoriam), autor de diversos livros e artigos que trazem reflexões sobre a sociedade atual. A femenagem será da escritora negra Mary Francisca do Careno, com seu livro recém-lançado sobre os Quilombos do Vale do Ribeira. Diversos autores e autoras da região também estarão presentes na Festa do Livro: Literatura e Resistência.

Dessa vez, artistas, intelectuais, ativistas e estudantes terão a oportunidade de compartilhar momentos presenciais, pois durante todo o período as pessoas podem visitar a Tenda Leia e Santos e também participar da “Quilombagem Literária” na Tenda Literatura Negra com roda de conversa sobre produções literárias com os escritores e as escritoras Ana Lúcia dos Santos, Mary Francisca do Careno, Bartolomeu Pereira de Souza, Julie Lua, Nego Panda, Odair José Pereira e Uillians Uilson Santos.

Na abertura da Festa haverá a apresentação da Mc Dandara que faz reflexões importantes e necessárias. O Sarau Antologia Celio Nori terá a participação dos escritores: Alessandro Padin, Ornella Rodrigues, Vanessa Ratton, com apresentação de Luiz Soares de Lima.

Duas mesas temáticas trazem temas atuais para o debate: “Literatura, Diversidade e Resistência” (Povos originários, Etarismo, Negritude e Juventude), com Vanessa Ratton, Odair José Pereira, Andreia Marques, Adriana Pimenta e Pietra Malhadas. A mediação é de Aurélia Rios. 

A última mesa do dia tem como tema “Tenacidade e Resiliência no enfrentamento à barbárie” (HIV, Educação, Violência Infantil, Jornalismo e Literatura como resistência), com a participação de Roseli Tardelli, Christiane Andrea, Marcelo Zoyd e Alessandro Padin. Mediação de Adriana Pimenta e Luiz Soares de Lima. 

Além disso, “O autor e sua obra” com o lançamento de livros, divulgação, venda e sessão de autógrafos com escritores e escritoras da Baixada Santista (José Torero, Manoel Herzog, Renato Pirauá, Andreia Marques, Adriana Pimenta, Vanessa Ratton, Christiane Andrea, Alessandro Padin e Mary do Careno). 
O Sarau das Sereias Vermelhas e a apresentação da cantora Cláudia França encerram a 11ª Festa do Livro:

Literatura e Resistência
As atividades acontecem na praça em frente à Estação da Cidadania, no pátio interno e auditório. Também haverá troca de livros.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, a Seduc e será realizado com recursos da verba parlamentar. 

A programação pode ser acompanhada pelo Instagram (@forumcidadaniadesantos) e Facebook (/forumdacidadaniadeSantos) do Fórum da Cidadania de Santos.

Sobre a Festa do Livro
A festa, idealizada pela jornalista Helle Alves e realizada desde 2015, é uma iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania e faz parte do calendário oficial da Cidade desde 2021. O evento simboliza a luta pela democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão social por meio da literatura.

Programação
14h - Recepção/abertura 
14h às 21h 

•    Quilombagem Literária na Tenda Literatura Negra com roda de conversa sobre produções literárias com os escritores e as escritoras Ana Lúcia dos Santos, Mary Francisca do Careno, Bartolomeu Pereira de Souza, Julie Lua, Nego Panda, Odair José Pereira e Uillians Uilson Santos

•    Tenda Leia Santos 
15h - Rap Mc Dandara 
15h30 - Sarau Antologia Celio Nori Participação: Alessandro Padin, Ornella Rodrigues e Vanessa Ratton. Apresentação: Luiz Soares 
16h - Literatura, Diversidade e Resistência. Participação: Vanessa Ratton, Odair José Pereira, Andreia Marques, Adriana Pimenta e Pietra Malhadas. Mediação: Aurélia Rios 
17h - O autor e sua obra (divulgação, venda de livros e sessão de autógrafos). Participação: José Torero, Manoel Herzog, Renato Pirauá, Andreia Marques, Adriana Pimenta, Vanessa Ratton, Christiane Andrea, Alessandro Padin e Mary do Careno 
18h -  Sarau das Sereias Vermelhas 
18h50 - Homenagem/femenagem: Mary Francisca do Careno e Marcus Vinícius Batista (in memoriam) representado pela filha Mariana Amarante 
19h - Mesa “Tenacidade e Resiliência no enfrentamento à barbárie”. Participação: Roseli Tardelli, Christiane Andrea, Marcelo Zoyd e Alessandro Padin. Mediação: Adriana Pimenta e Luiz Soares 
20h -  Show Cláudia França
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Premiações da Mega-Sena saem para Mongaguá e Praia Grande; veja quanto e lotéricas

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite do último sábado (20)

Cotidiano

Com salários de até R$ 32 mil e vagas no Litoral, concursos públicos abrem inscrições

Os principais concursos públicos e processos seletivos abriram vagas de emprego que abrangem todos os níveis de escolaridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter