X

Bertioga

Bertioga oferta curso para formação de novos monitores ambientais

De acordo com o chefe de Ecoturismo, as aulas práticas aprimoram o conhecimento dos alunos sobre os pontos turísticos existentes no município

Da Reportagem

Publicado em 26/03/2024 às 21:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com uma procura crescente por atividades de ecoturismo na região, a Prefeitura de Bertioga anuncia a abertura de inscrições para o curso de formação de monitores ambientais / Divulgação/PMB

Nesta terça-feira (26), aconteceu em Bertioga uma aula prática para os alunos da de uma escola pública na Trilha de Itaguaré - Relíquias do Passado, ministrada pela Secretaria de Turismo e Cultura. A atividade faz parte da grade do curso de Administração e Guia de Turismo realizados na Escola Estadual William Aureli, em parceria com a Prefeitura do município. 

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

De acordo com o chefe de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, as aulas práticas aprimoram o conhecimento dos alunos sobre os pontos turísticos existentes no município. Conforme o Plano Diretor de Turismo, Bertioga apresenta vários pontos turísticos, tanto em áreas preservadas, como em área urbana.

Formação aberta ao público

Com uma procura crescente por atividades de ecoturismo na região, a Prefeitura de Bertioga anuncia a abertura de inscrições para o curso de formação de monitores ambientais. A partir de 9 de julho os interessados podem realizar a inscrição através do site do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Arquitetura: melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado de São Paulo, o curso visa capacitar profissionais específicos para atuar na área de monitoramento em destinos turísticos, como as áreas naturais do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) e o Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Bertioga (PESM-NB).

Com duração semestral e totalizando 240 horas entre aulas teóricas e práticas, o curso oferece uma formação abrangente, focada na elaboração de roteiros turísticos personalizados. Os participantes são treinados para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de estarem aptos a atuar em conformidade com a legislação ambiental vigente.

Projetos ambientais recebem investimento para fortalecer ações em Santos

Entre os principais pontos abordados durante o curso está o conhecimento das características locais, ambientais e turísticas, análise de dificuldades em trilhas, identificação de riscos, estratégias de segurança em grupo e primeiros socorros. As aulas práticas supervisionadas são realizadas nas unidades de conservação vinculadas à Fundação Florestal, proporcionando uma experiência real e enriquecedora.

Após a conclusão do curso, os profissionais deverão registrar-se na Secretaria de Turismo e Cultura e na Fundação Florestal para atuarem nas áreas dos parques PERB e o PESM-NB, bem como em todo o território municipal.

Conforme o chefe de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, essa formação é muito importante, pois abre portas para o desenvolvimento turístico local, fornecendo uma capacitação coerente com as necessidades da cidade. “Os profissionais formados nesse curso são os primeiros contatos dos turistas com as belezas naturais e históricas de Bertioga, são eles que apresentam e descrevem os atrativos naturais e históricos que podem ser visitados no nosso município”, acrescentou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Guarujá está entre os destinos turísticos mais procurados no Airbnb

Ubatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, também estão entre as 10 cidades mais buscadas na plataforma de hospedagem

Polícia

Tarcísio nega volta da Operação Escudo após desaparecimento de PM

A informação da volta da operação tinha sido confirmada ontem pelo porta-voz da Polícia Militar, Emerson Massera

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter