Bertioga instala ecopontos para coleta de materiais de pesca

Além da instalação dos coletores, o Gremar e a Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local orientando os munícipes e turistas sobre o descarte correto dos materiais

Comentar
Compartilhar
23 SET 2021Por Da Reportagem10h30
A ação faz parte do projeto ‘Pesca e Recicla’A ação faz parte do projeto ‘Pesca e Recicla’Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Bertioga

A fim de diminuir os impactos causados aos animais marinhos, a Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Instituto Gremar, instalou nesta quarta-feira (22) dois coletores de materiais de pesca, no Píer Licurgo Mazzoni.

A ação faz parte do projeto ‘Pesca e Recicla’. A iniciativa tem como foco principal os pescadores e o objetivo é fornecer ações que promovam a conservação marinha, costeira e a sustentabilidade.

Além da instalação dos coletores, o Gremar e a Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local orientando os munícipes e turistas sobre o descarte correto dos materiais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente os materiais de pesca descartados incorretamente são extremamente prejudiciais para os animais de vida marinha, podendo ocasionar diversos danos, inclusive a morte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

“Contamos com a participação de todos para que utilizem os pontos de coleta e, desta forma, contribuam para salvar a vida dos animais e preservar o meio ambiente”, ressalta.

Os pontos contam com uma placa sinalizando o que pode ser descartado. Entre os petrechos de pesca, estão: anzóis, linhas de nylon, boias e chumbadas. O Gremar ficará responsável pela coleta e destinação adequada dos materiais.

NAVEGAR É PRESERVAR.
No último fim de semana, Bertioga realizou o ‘Navegar é Preservar’, evento que reuniu nove municípios do litoral paulista para uma expedição de limpeza do mar, costões rochosos, praias e mangues. Durante as ações no Município, foram retirados 146 kg de itens de pesca descartados no meio ambiente.