X

Automotor

Conheça a edição especial M 1000 RR 50 Years M da BMW Motorrad

A BMW Motorrad apresenta a edição especial 50 Years M da M 1000 RR para comemorar as cinco décadas da preparadora esportiva BMW Motorsport

Edmundo Dantas, da AutoMotrix

Publicado em 29/05/2022 às 08:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na exclusiva cor São Paulo Yellow e com o emblema "BMW M 50 Years", o modelo pretende fazer jus às tradições esportivas da "filosofia M" e aos quase cem anos de construção de motocicletas pela BMW Motorrad / Divulgação

Para unir todas as atividades de automobilismo da BMW sob o mesmo teto, construir veículos de corrida de alto desempenho e motores de competição, foi criada em maio de 1972 a preparadora automotiva BMW Motorsport GmbH. Ao longo de cinco décadas, a letra “M” acrescentada aos nomes das criações da Motorsport tornou-se sinônimo mundial dos modelos BMW de alto desempenho, voltados para clientes com demandas particularmente elevadas de exclusividade e individualidade – e também, é claro, com muito dinheiro. Para comemorar em grande estilo o quinquagésimo aniversário da Motorsport, a BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca alemã, apresenta a edição especial M 1000 RR 50 Years M. Na exclusiva cor São Paulo Yellow e com o emblema “BMW M 50 Years”, o modelo pretende fazer jus às tradições esportivas da “filosofia M” e aos quase cem anos de construção de motocicletas pela BMW Motorrad. Contudo, o modelo, uma autêntica celebração da performance, só pode ser encomendado até 30 de novembro deste ano. Na Europa, é vendido por 43.331 euros, o que dá aproximadamente R$ 227 mil. Não há informações sobre a vinda da M 1000 RR 50 Years ao Brasil.

No final de 2018, a BMW Motorrad incorporou a bem-sucedida estratégia da linha M de automóveis BMW para motocicletas. Desde então, oferece equipamentos especiais M e M Performance. E a M 1000 RR – conhecida como M RR – fez sua estreia mundial em setembro de 2020 como o primeiro modelo M da BMW Motorrad, com base na S 1000 RR. A M RR “normal” tem sido a moto-base da BMW Motorrad World SBK Team desde 2021, assim como muitas outras equipes de competição ao redor do mundo. Agora, a edição comemorativa M RR 50 Years M incorpora o pacote M Competition de série com revestimentos em fibra de carbono, além de escape com titânio de fábrica. Na edição especial, há uma capa para encobrir a parte do assento do garupa, o que transforma o modelo em um monoposto. No chassi e no motor não foram feitas alterações. A M1000RR é capaz de entregar 212 cavalos de potência a 14.500 rpm – cinco cavalos a mais do que a S1000RR.

O BMW 3.0 CSL estreou no Campeonato Europeu de Carros de Turismo na temporada de 1973, e com ele o uniforme de uma equipe nas três cores da BMW Motorsport - azul, violeta e vermelho em um fundo branco. O esquema de cores na versão atualizada Azul Claro/Azul Escuro/Vermelho determina a aparência do logotipo BMW M e dos veículos da preparadora esportiva até os dias de hoje. O esquema de cores foi mantido nos primeiros veículos M desenvolvidos para a estrada na segunda metade da década de 70 e também caracteriza os modelos de competição e o sucesso da BMW no automobilismo. Por exemplo, em 1978, o supercarro esportivo M1 e, a partir de 1980, os Fórmula-1 com os quais Nelson Piquet venceu o Mundial de 1983. Mas as cores M também estão representadas em motos fora dos circuitos habituais, como nas GS com as quais Hubert Auriol e Gaston Rahier dominaram o Rali Paris-Dakar no início dos anos 80. Como nenhuma outra motocicleta BMW, a edição especial M RR 50 Years M carrega na garupa toda essa herança do mundo das competições.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter